Doutrina Espírita, Princípios espíritas

A religião Espírita

50 2761

O Espiritismo é uma religião que vem apontar à humanidade novos caminhos em sua marcha para a Perfeição. Como suas irmãs mais velhas, traz-nos também um conjunto de revelações que contribuem para desenvolver-nos o sentimento e para nosso aprimoramento moral.

A Religião Espírita inicia um movimento espiritual que visa a:

1º – Despertar no homem a certeza da imortalidade da alma;

2º – Libertar a consciência humana;

3º – Revelar a evolução permanente a que estão submetidos todos os seres;

4º – Explicar racionalmente o Evangelho de Jesus.

Despertando a certeza da imortalidade de nossa alma, a Religião Espírita nos demonstra de onde viemos ao reencarnarmo-nos, para que fim viemos à Terra e para onde iremos após nosso desencarne.

Iniciando a libertação da consciência humana, a Religião Espírita livra-nos dos dogmas, da incerteza ante o futuro depois da morte do corpo físico, descerrando-nos os horizontes vastos do porvir, cheios de vida, de beleza e de amor. Mostra-nos a Terra como uma escola abençoada, onde através do trabalho digno, do estudo sério, de uma vida honesta, do sofrimento suportado resignadamente, conquistaremos os dotes imperecíveis da Perfeição. Ensina-nos que depois da morte, isto é, do desencarne, não devemos ficar submersos na materialidade terrena, mas devemos continuar a lutar nobremente para atingirmos zonas mais aperfeiçoadas da vida.

A Religião Espírita revela-nos que todos os seres, do mais ínfimo ao mais elevado, estão sujeitos à lei da evolução. Tudo evolve em busca de formas mais perfeitas, de vidas mais sublimes.

E por fim a Religião Espírita nos explica racionalmente o Evangelho de Jesus, fazendo dele a lei moral que devemos observar em relação para com Deus, para com nossos semelhantes e para conosco mesmos.

A Religião Espírita não é nada mais nada menos do que a restauração na face da terra do Cristianismo em toda sua simplicidade e pureza primitivas. Por isso seus templos são modestos, simples, singelos; não são templos de pedra a exprimirem a força da matéria triunfante; mas são locais de reuniões que convidam os homens a se libertarem, por instantes, da materialidade da vida diária e comungarem com a Espiritualidade Superior.

A Religião Espírita não tem aparatos, nem pompas, nem suntuosidades, nem dogmas de espécies alguma. Tudo o que prega e o que ensina é facilmente compreendido por qualquer inteligência, mesmo pelas pouco cultivadas, uma vez que haja boa vontade e sadio interesse em aproveitar as lições.

A Religião Espírita é constituída de duas partes que se entrosam harmoniosamente que são: o Cristianismo que é a doutrina de Jesus explanada em seu Evangelho; e o Espiritismo que é a doutrina dos espíritos.

O Evangelho modela-nos o caráter; disciplinando-nos o sentimento.

O Espiritismo mostra-nos o caminho percorrido e o ainda a percorrer em nossa marcha evolutiva.

Fonte: extraído do livro “O Espiritismo Aplicado”, de Eliseu Rigonatti. Editora Pensamento.

About the author / 

Editor

50 Comments

  1. Tânia Regina Dias 5 de dezembro de 2015 at 2:32 - 

    Sou católica, mas gosto muito do espiritísmo. Acho que é a religião que mais prova nos dá, da nossa existência.

  2. Debora Justen 19 de julho de 2013 at 22:24 - 

    eu nunca entrei em um centro espirita , tenho muita vontade de conhece muita muita mesmo , e hoje eu tenho bem mais , tive vários sinais que não reincarnei por acaso e algumas pessoa da religião já me falaram isso e eu tenho muita vontade de ajudar as pessoas e eu sei que posso , mais algumas vezes tenho medo das coisas que vejo porque como não conheço fui criada em um meio que tudo oque é desconhecido não presta , mais sei que as pessoas são um pouco segas e ignorante quando se trata de religião .Mais sempre me senti bem lendo livros de espiritismo conversando com pessoas que frequentam eu sinto uma paz em mim

  3. Editor 5 de agosto de 2012 at 21:11 - 

    Olá,
    Recomendamos que visite o site da Federação Espírita do DF e veja o endereço de uma Casa Espírita mais próxima.

    Visite: Federação Espírita do Distrito Federal

  4. Kátia Nunes 4 de agosto de 2012 at 18:56 - 

    Boa noite!
    Tenho muita vontade de aprender sobre a doutrina espírita. Já li alguns livros, mas gostaria de ter uma orientação de estudo. No DF tem algum lugar que dá esse apoio a quem deseja conhecer e fazer estudos, assim como participar de comunidades? Aguardo resposta.

  5. Golb 4 de agosto de 2012 at 15:11 - 

    eu pergunto aos que se dizem salvos por apenas fazer uns votos e cumprir alguns ritos, vocês buscam a Deus pelo prazer de fazer o bem ou porque tem medo de ir para o lago de enxofre, porque Jesus afirmou que nem todos que me dizem senhor senhor entraram no reino do céu, porque quem ama a Deus ama seu irmão, e quem diz amar a Deus e aborrece seu irmão é um mentiroso e já há uma grande falta entre vós tendo demanda um para com os outros, procurem resistir perante o agravo e a injustiça e Deus não vai julgar cada um de nós segundo as nossas crenças religiosas e sim segundo as nossas obras é oque diz o evangelho de Jesus, portanto não julgues para não serdes julgado porque com a medida com quer medires hão de medir a vós também

  6. vaninha 1 de agosto de 2012 at 11:27 - 

    quero ser um ser humano melhor,menos egoista e sem fanatismo, por este motivo queria saber mais e mais sobre o espiritismo pois foi a unica religiao nao materialista que consegui encontrar, depois de passar por todas as outras.NAO FICO FELIZ POR ISTO ,AO CONTRARIO ACHO MUITO TRISTE,pois nosso DEUS e unico e soberano e ninguem e melhor que ninguem. Fiquem na paz de DEUS.

  7. taniete s matos 15 de julho de 2012 at 17:44 - 

    gostaria de saber um pouco mais sobre espiritismo,pois meu avô era espirita,do circo esoterico da comunhão do pensamento,ALLAN KARDEC ,DR.BEZERRE DE MENESES.,me lembro desses nomes q ele citava sempre ,meu avo se chamava IZAULINO JOSE DE SOUZA e morreu aos 80 anos ,a 22 anos atraz. meu avo ja curou muita gente com as orações dele ,pessoas q morava em outros estados ;ele curava por pensamento, era incrivel,sempre q estou com alguns problemas pesso a Deus e os espiritos de luz do meu avo p mim ajudar ,e GRAÇAS A DEUS sempre sou ouvida.tenho hoje 40 anos .

  8. Editor 12 de julho de 2012 at 18:47 - 

    Diga sua cidade e estado que podemos ajudá-la a encontrar uma Casa onde possa estudar a Doutrina.

  9. Melissa 12 de julho de 2012 at 11:32 - 

    O espiritismo me apresentou a Deus. o Deus pai, criador, amavel, unipotente, justo.
    Me ensinou a ama-lo e não a temê-lo.
    O espiritismo me apresentou Jesus, O Mestre,…. que até hojé toma de conta do nosso planeta.
    O espiritismo me mostrou que nunca estou só!!! mesmo quando quero ficar só!!!!!
    Hoje tenho a resignação e paciência.
    O espiritismo me ensinou e ensina a sobreviver as quedas e a viver com simlicidadde.
    Obrigada a todos e que esta compreenção chegue a conciência te todos os irmãos que ainda não encontraram as respostas para sua aflições.
    Mel

  10. marta 6 de julho de 2012 at 11:10 - 

    acho uma doutrina linda e tenho muita vontade de aprender + e fazer parte do espiritismo
    só nao sei como

1 3 4 5

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 + 1 =

RECEBA TEXTOS POR E-MAIL

Institucional

Todos os Temas