Doutrina Espírita, Princípios espíritas

Principios básicos da Doutrina Espírita

67 9803

A doutrina Espírita é um conjunto de leis, reveladas pelos Espíritos Superiores, contidas nas obras de Allan Kardec. O Espiritismo veio recordar e complementar os ensinamentos de Jesus. Alguns dos princípios do Espiritismo são:

1. a existência de Deus;

2. a imortalidade da alma;

3. a reencarnação;

4. o esquecimento temporário das vidas passadas;

5. a comunicabilidade dos espíritos;

6. a fé raciocinada;

7. a lei da evolução;

8. a lei do amor;

9. a pluralidade dos mundos habitados.

Por que conhecer o Espiritismo?

O Espiritismo responde às questões fundamentais da vida: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Por que estamos aqui? É um conjunto de ensinamentos que oferece uma visão ampla e racional da existência humana e permite que iniciemos uma transformação íntima, aproximando-nos de nós mesmos e de Deus.

Por que frequentar uma Casa Espírita?

A Casa Espírita possui o ambiente propício à nossa evolução. Sob a orientação da Espiritualidade Superior, ela oferece atividades que auxiliam o indivíduo no seu processo de autodescobrimento, valorização e melhoria contínua.

Texto extraído do site http://www.cema.org.br

Saiba mais sobre as obras de Allan Kardec e baixe-as em seu computador gratuitamente. Clique aqui.

Veja outros posts em Um Caminho sobre os princípios espíritas. Clique aqui.

About the author / 

Editor

67 Comments

  1. Editor 30 de abril de 2013 at 15:22 - 

    Caro Rangel,

    O sintoma é típico de obsessão. Se a influência o levasse a atitudes positivas, amenas e generosas seria com certeza a eclosão de sua mediunidade com a presença de amigos espirituais.

    Neste caso, o tipo de influência apresentada mostra que você precisa de apoio espiritual em uma casa espírita séria de sua cidade para poder ajudá-lo a superar esse estado de coisas. Na casa espírita você receberá o tratamento espiritual necessário e os espíritos que o assediam também poderão ser doutrinados. Procure uma casa espírita filiada à Federação Espírita do Brasil em sua cidade e bairro. Aja logo. Não deixe esses sintomas se agravarem.

    Se precisar de auxílio para localizar uma casa com credibilidade, nos contate novamente.

    No seu caso, não adianta somente o estudo. É FUNDAMENTAL O APOIO DE UMA EQUIPE ESPECIALIZADA. NÃO TENHA MEDO. JESUS ESTÁ COM VOCÊ!

    A casa espírita, regida pelos ensinamentos de Allan Kardec e Jesus, é o local ideal para você receber o apoio necessário para superar este incômodo problema.

    Tenha fé!

    O Editor

  2. Ronaldo Pilon 28 de abril de 2013 at 14:47 - 

    Boa tarde a todos, sou médium, tenho 48 anos , tenho poucas palavras a dizer mas quero deichar bem claro o espiritismo verdadeiro é aquele que segue a leis de deus com amor respeito ao proximo a natureza , o espiritismo verdadeiro é aquele que tem como a doutrina espiritual a libertação do espirito que necessita do reconheimento de sua ignorancia e reconhecer a luz de deus dando assim graças a deus e indo para o espaço do senhor deus onde sera acolhido e indo para a escola divina onde lá serás julgado e a reconhecer todo seus defeitos , no espiritismo verdadeiro , não se acende velas, não sacrifica animais , não se usa nenhum tipo de fumo , muitas pessoas confundi o verdadeiro espiritismo com outras religiões espiritas como candomblé, umbanda terreiro, – segue-se algumas palavras do evangelho mas dita verdadeiramente por jesus cristo , não se aceita dinheiro ou qualquer coisa de valor em troca das caridades , como infelizmente outras religiões o fazem , o verdadeiro espiritismo está dentro de nós em nossos ató e atitudes com amor respeito ao proximo e nunca já mais ludibriar aquele que tanto necessita de um passe espiritual em seu desespero, tirar – lhe seu pão de cada dia em que muitas veses o desespero faz conque essas pessoas sejão enganadas , no verdadeiro espiritismo onde o principal de tudo isso é a doutrina espiritual , possamos ajudar uns aos outros sem interece financeiro ou de bens de pessoas que muitas veses não tem para si mesma , isso se chama amor ao proximo e respeito a todos e a natureza , paz a todos …

  3. Laudicéa Dantas 27 de abril de 2013 at 13:18 - 

    Oi Ricardo!

    Gostei muito do seu comentário acima e concordo com você em genero, grau e numero. Que Deus o Abençoe!

    Laudicéa Dantas

  4. silva 18 de abril de 2013 at 5:20 - 

    Meu nome é Rangel…..Amigo, estou com um problema que não consigo resolver….é que não posso me aborrecer que vou logo ficando com os pés e mãos geladas, fico todo arrepiado e nestes momentos sinto presenças como que de outras “INTELIGENCIAS”, e que me influenciam no modo de proceder e falar, etc…. ‘NÃO OUÇO VOZES, MAIS TENHO UM TIPO DE INTUIÇÃO, É COMO SE FOSSEM ONDAS DE RÁDIO’ é verdade, sendo que perco o controle parcial de mim mesmo e acabo fazendo e dizendo coisas que não falaria em outras situações……Tipo como ameaçar, ofender, humilhar outras pessoas, principalmente familiares….O que tem me trazido problemas de convivência dentro do meu lar ! Ultimamente estou observando que a situação esta ficando incontrolável !

  5. sara da silva aguiar 7 de março de 2012 at 14:30 - 

    eu tenho 29 anos de idade,estou vivendo um conflito interno muito grande,sou criada na igreja catolica,mais vejo e ouço muitas coisas …. devido a muitos acontecimentos da minha vida entrei em depressão e já pensei muitas vezes em suicidio,a questão é que acabei procurando psicologo pra me auxiliar na questão do suidio e na tristeza tão grande que sinto…. acabei sendo encaminhada para um psiquiatria,estou tomando um remedio pra tratar excrisofenia…… mais ñ acredito que meu problema seja este e sim espiritual…. os medicos acham que minhas visões e as coisas que ouço é um disturbio….. já os padre sujere 3 coisas carga trasida de ancestrais,psiquiatria ou então vão me encaminhar para o padre quevedo….. fico feliz de tanta gente tentar me ajudar ,mais sinto que ñ é este o caminho… sei que o espiritismo prega muito esta questão da sensibilidade de outros mundos outras realidades ,estou me sentido perdida estou buscando respostas,talves se eu ñ tivesse vivido tantas coisas tbm fosse alguém incredula nestas questões mais esperimentei e esperimento na propria pele só acimilei ainda o proposito de tudo isso ou que devo fazer.,sinto que devo fazer algo importante com isso mais ñ to sabendo o que já ouvi tantas opiniões mais sinto que ainda está tão longe,procuro ouvir a mim msm mais minha mente está um caos e meus sentimentos estão como tintas de varias cores misturada todas em um msm pote..ñ sei como funciona este meu comentario mais c alguém puder me orientar ,fico agrdecida desde já….. bjus…..tá ai meu e-mal

  6. JONAS LEITE 5 de março de 2012 at 20:26 - 

    No ano de 1985, aos 38 anos de vida, por curiosidade e por necessidade adentrei a uma casa espírita. Tenho 65 anos e a doutrina me transformou em algo melhor. Aprendi que quando nos preocuparmos em ser úteis e fazermos o bem, ter amor por nossos semelhantes e ajudarmos aos que necessitam, teremos alcançado em essencia, a religião que Jesus Cristo pregou há mais de 2 mil anos. Ser Espírita, Católico, Evangélico, etc, não é passaporte para estarmos ao lado do Mestre.

  7. Gisele 3 de março de 2012 at 0:42 - 

    Eu fui no Centro Espírita aqui perto de casa e gostei muito, me senti muito bem. É o centro espírita Nossa Casa, de Porto Alegre…muito bom mesmo.

  8. lucia furtado 29 de fevereiro de 2012 at 13:37 - 

    GOSTARIA DE SABER O ENDEREÇO DE ALGUM CENTRO ESPIRITA NA AREA DA PAVUNA RIO DE JANEIRO PRA QUE EU POSSA FREQUENTAR E RECEBER OS ENSINAMENTOS, CONHECER A PRATICA DA DOUTRINA.

  9. Júh 23 de fevereiro de 2012 at 11:24 - 

    Sempre tive uma certa simpatia pela doutrina espírita, mas fui batizada na igreja católica.
    Pois bem, sempre tive dificuldade em entender o motivo de, tanto a religião católica, quanto a religião evangélica fazer tanta “campanha” contra o espiritismo.
    Confesso que, na época, fiquei me questionando bastante sobre o caminho certo a seguir, por fim, decidi seguir meu coração, pois sei que DEUS fala comigo através dele e voltei à doutrina espírita (me senti voltando pra casa).
    Porém, como disse, nunca entendi esse repúdio das duas religiões contra o espiritismo, cheguei a escutar coisas terríveis a respeito, tais como : espiritismo é coisa do diabo…se vc não serve a DEUS, vc serve ao diabo….sei lá…tudo muito fantasioso. Achei estranho e gostaria que vc me desse uma explicação plausível sobre isso.
    Obrigada

  10. adriano araujo 23 de fevereiro de 2012 at 10:39 - 

    As pessoas buscam religiões que se sentem salvas não as que realmente te salva , pois para eles é difícil largar seus vícios mundanos, acreditam que não são capazes de mudar pois acham que ainda não evoluirão e vive na completa ignorância e ainda acreditam que só a caridade salva, assim é moleza nascer de novo nessa vida ninguém quer….É amigos afinal se vcs tiverem certos Bom PARA VCS e PARA MIM pois continuo fazendo a coisa certa….MAS se eu estiver certo como os verdadeiros Cristão acreditam ,é acho que espiritas e outras religiões não Cristã então com um problema serio, suas almas pagarão um preço caro, a MORTE. Não vivão na duvida não sege escravo da religião se liberte, ” A verdade vos libertará ” João 8:32

  11. vida 22 de fevereiro de 2012 at 12:17 - 

    porque jesus falou so ele e a vida. o homem tem nescer um so,e morre. jesus nao falou na recanaçao do espirito outro corpo.

  12. Raquel 16 de fevereiro de 2012 at 9:49 - 

    Fui induzida por uma “amiga” a frequentar um culto evangélico. Sempre tive uma certa simpatia pela doutrina espírita, mas fui batizada na igreja católica e não conhecia nada da religião evangélica.
    Pois bem, sempre tive dificuldade em entender o motivo de, tanto a religião católica, quanto a religião evangélica fazer tanta “campanha” contra o espiritismo.
    Confesso que, na época, fiquei me questionando bastante sobre o caminho certo a seguir, por fim, decidi seguir meu coração, pois sei que DEUS fala comigo através dele e voltei à doutrina espírita (me senti voltando pra casa).
    Porém, como disse, nunca entendi esse repúdio das duas religiões contra o espiritismo, cheguei a escutar coisas terríveis a respeito, tais como : espiritismo é coisa do diabo…se vc não serve a DEUS, vc serve ao diabo….sei lá…tudo muito fantasioso. Achei estranho e gostaria que vc me desse uma explicação plausível sobre isso.
    Obrigada

  13. celia 14 de fevereiro de 2012 at 9:38 - 

    gente, pouco estarei dizendo, nunca esquecer de que o espiritismo é a primeira religião.A umbanda é nada mais nada menos o aflorar dessa mediunidade em favor ao proximo com uma comunicação presente, na Umbanda mesmo é muito exigido do medium e não existe toda essa fantasia colocada em diversos centro que vemos. Quando conhecemos essa doutrina na sua verdade podemos certamente coloca-la em uma continuidade do espiritismo e chegamos ao conhecimento de que ela é sim com toda certeza continuidade do espoiritismo. abraço,

  14. regiane 11 de fevereiro de 2012 at 18:21 - 

    eu to muito confusa,tenho muitos sonhos que tem significados estranhos,tenho visoes sinto q tem gente perto de mim e me sinto muito angustiada e as vezes choro muito sinto quando alguem vai morrer…é muito confuso me ajudem…established

  15. Carlos Alberto 11 de fevereiro de 2012 at 10:47 - 

    Sabe Adriano Araujo, espiritismo é uma coisa , umbanda é outra, são religiões que pessoas escolhem frequentar. Se uma pessoa não se encontra em um local pode se encontrar em outro, e eu digo qualquer religião, uma pode ser o meu local e a outra não, mas de uma coisa tenho certeza no espiritismo a procura de Deus é por Jesus, sendo assim considerado cristianismo (apesar de muitas pessoas não gostarem). No espiritismo estudamos o evangelho de Jesus e o temos como O Caminho de nossas vidas. Se alguém ouve vozes e vê vultos é porque está com a mediunidade aflorada, pois todos somos médiuns em maior ou menor grau, e você se equilibrou com oração e objetivo na vida, pois o lado espiritual é mais importante que o material. Temos nossos afazeres e seguimos a vida de forma responsável, mas temos que saber dosar a parte de Deus e a parte material. Concordo com você que a oração é o melhor meio de encontrar a Jesus, mas não se esqueça do vigiar. Fique com Deus!

  16. RICARDO GOMES 8 de fevereiro de 2012 at 8:09 - 

    Adriano Araujo, notei que você, pula de galho em galho, a umbanda e o espiritismo se diferem em vários pontos, e se você estivesse seguido o que a doutrina espirita prega “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO”, com certeza não estava falando mal. Continue seguindo sua religião, mas não esqueça o DEUS é um só.

  17. Everaldo 2 de fevereiro de 2012 at 13:34 - 

    Mesmo que seja dura e realidade, mesmo que o fardo lhe pareça pesado, descansa no sabor de uma prece e trabalhe para que a realidade seja abrandada e que o fardo lhe seja aliviado, confia na benevolência de nosso pai e creia que somos capazes de carregar os designos que escolhemos na vida.e que somente na caridade conseguiremos compreender a real grandeza de Deus.
    Lembre-se que o verdadeiro amor não lhe cobra os dividendos e nem taxa qualquer percentual de tua felicidade, o amor verdadeiro é incondicional.

  18. adriano araujo 1 de fevereiro de 2012 at 16:02 - 

    Olá Dayane eu fui católico e frequentei um centro espirita algum tempo e até participei de um evento em terreiro de umbanda, eu estava perdido, pois falo por esperiencia própria não valeu de nada pois até ficou pior minha vida. Mas quando conheci Jesus tudo mudou, não escuto vozes nem vejo vultos, todos meus medos acabaram e minha dor que me deixava de cama por dias não conseguir andar, durante 3 anos isso acontecia frequentemente, pois hoje eu ando corro pulo e estou curado graças a Jesus.
    Um conselho esquece tudo que aprendeu sobre religião pois ela tanto pode ajudar como também te prejudicar, busque somente ao Filho de Deus somente Ele com oração e arrependimento e depois conheça igrejas evangélicas e frequente aquela que o Espirito Santo de Deus te indicar pois tenho 100% de certeza que verá a vida como nunca mas nunca viu antes, de apenas uma oportunidade para Jesus e ele te dará vida… Fique com Deus.

  19. Dayane 31 de janeiro de 2012 at 17:40 - 

    ola, sou catolica, rezo todos os dias, e leio a biblia, quando eu era pequena, sempre via vultos, tinha mto medo, não dormia sozinha até os 14 anos, agora, de vez em quando oq eu sonho, acontece, ja sonhei q alguem iria morrer e morreu mesmo, sempre passo mal, vou ao medico e nada, me trato de sindrome do panico, sera q meu problema é relacionado com espiritos

  20. Carol 26 de janeiro de 2012 at 15:29 - 

    Boa tarde irmã Vall, que paz de nosso Senhor Jesus Criste inunde vosso coração!

    Não se sinta mais angustiada. Nosso Senhor de infinita bondade colocou em seu caminho o Espiritismo, a tão sonhada Boa Nova! Siga-nos, que você entenderá tudo que acontece contigo, minha irmã. Todos nós somos seres imperfeitos e temos nossos medos, angustias, tristezas. Assim como você, eu também tenho meus momentos escuros. Mas a Doutrina Espírita nos inspira a melhorar, a buscar nossa reforma íntima, a seguir os caminhos de nosso irmão Jesus, a viver como Ele nos ensinou. Busque, nos braços do espitirismo, o consolo que você precisa. Ele nos mostra qual é o melhor caminho, tudo com muita clareza e responsabilidade. Não se desespere diante dos obstáculos da vida, pois Jesus, com toda Sua sabedoria e perfeição, nos mostrou que devemos sempre crer em Deus e sua Providência. “Bem aventurados os aflitos, pois serão consolados”. Vá à um centro, estude, se dedique. Você verá como sua vida mudará. Sou espírita há mais de 10 anos, faço parte do grupo de estudo da mediunidade. Minha irmã, jovem, desencarnou, recentemente, e minha fé em Nosso Senhor e sua Providência me fortalece todos os dias. Siga o caminho que Ele nos ensinou e que sua vida seja iluminada e bem guiada. Fique com a paz do Senhor!

  21. Vall 25 de janeiro de 2012 at 18:04 - 

    Há muiito tempo não frequento e nem sigo religião alguma, sou crente em Deus temente a ele tb.
    Por vários motivos e, principalmente internos, não consegui me apegar a qualquer religião. mas… de uns dias, meses ou até anos pra cá venho sentindo uma profunda angustia, vazio. Na maioria das vezes me sinto triste. Tenho uma família maravilhosa, um ótimo trabalho e um filho lindo. mas… muitas vezes me vejo chorando e com uma vontade imensa de fugir pra algum lugar sem rumo… de desaparecer!!!!
    Não encontro forças para fazer do meu dia a dia uma motivação pra minha alegria… Os problemas, por mais pequenos que sejam, parecem não ter fim.. parecem ser o fim de tdo.

    Temo afastar as pessoas de mim, pois a solidão me mataria. Mas ao mesmo tempo não consigo ficar perto de qualquer pessoa sem me incomodar com pequenos detalhes.
    Quando me sinto culpada das emoções que estou sentindo, me sinto pior ainda. É um misto de emoções sem explicções definitivas.

    Preciso muito me encontrar… me sinto perdida e angustiada.

    Me deêm uma palavra em que eu possa me inspirar e buscar uma saída pra esse conflitos que me afligem.

  22. ana 24 de janeiro de 2012 at 9:53 - 

    Minha mãe faleceu esses dias. Na noite em que ela faleceu antes de eu receber a noticia,aconteceu o seguinte:
    Ela era cadeirante. Nessa noite ela apareceu para mim sentada numa cadeira de roda, muito sorrindente, um pouco mais jovem, cabelo pintado, bem vestida e sentada na cadeira de rfoda de perna cruzada. O que isso quer dizer?
    Estou morrendp de saudades dela. Existe umj centro na Barra da Tijuca onde as pessoas psicografam. Eu só queria saber se ela esta bem.
    A minha angustia é muito grande. Minha mãe era uma pessoa bondosa.

  23. Everaldo 23 de janeiro de 2012 at 17:56 - 

    Estimado Irmão Alexandre.
    Em resposta a sua pergunta o porque cada qual que levanta a sua bandeira religiosa doutrinária, acredita essa ser a certa e a dos outros errada.
    O ser humano tem uma forte tendência a se fechar em um egocentrismo a qual se fecha para qualquer outro tipo de opinião contrária a dele, Considerando que não só no campo religioso como em todos os setores da vida deste individuo, ele prefere se abster do que compreender que outras pessoas podem se sentir confortáveis em determinada doutrina, seja ela evangélica, católica, budista ou mesmo a doutrina espirita.
    Assim sendo nosso irmão que tem este egocentrismo aflorado está sujeito as paixões e aos erros como o preconceito por exemplo ou a generalização de uma doutrina a qual para ele não serviu.
    Então resumindo este personagem precisa se reciclar e se reformular.
    Ou ficará fadado ao ostracismo do egocentrismo.

  24. Everaldo 23 de janeiro de 2012 at 17:38 - 

    Ser espirita

    Amar que ser amado
    Compreender que ser compreendido
    Perdoar do que ser perdoado
    E seguindo os passos do nosso mestre Jesus.
    Que viveu humilde e soberano na arte sublime do amor incondicional
    Que se faz presente em nossas angustias e incertezas
    Que nos acolhe e nos escolhe como apostolos de sua palavra de amor e bondade.
    Ser espirita é ter a certeza do perdão divino
    Ser espirita é amar a todos como a nós mesmos

  25. Everaldo 23 de janeiro de 2012 at 13:18 - 

    Ao estimado irmão Adriano Araujo.. Cristo nosso maior mestre e nossa maior luz não se detem em poucas palavras, a Biblia é interpretativa e se faz necessário uma nova leitura dos manuscritos sagrados., Então entenda que a verdade não tem bandeira nem uma religião ela vem acompanhada do amor divino e incondicional do nosso pai.

  26. Everaldo 23 de janeiro de 2012 at 12:03 - 

    Nasci católico, me tornei ateu na adolescência e aos 18 anos me reencontro com a fé na doutrina espirita, isso fez eu crer que sempre fui espirita mesmo em um berço católico porque não me enquadrava nos dogmas católicos, ao me reencontrar com a doutrina espirita me senti retornando a casa do pai. As palavras já me eram familiares.

  27. adriano araujo 17 de janeiro de 2012 at 9:12 - 

    Não entendo porque dizem que o espiritismo é cristão???
    Se não seguem o cristianismo.
    Ser cristão é seguir TODOS os mandamentos de Deus como Jesus nos ensinou não um ou outro mas TODOS, e não destorcer a bíblia por achar que é o dono da verdade, pois só Deus é verdadeiro, pois é duro aceitar que temos mudar agora e não esperar desencarnar.
    Para alguém inteligente que queira achar alguma coisa, primeiramente conheça a Deus e depois tire suas conclusão .

  28. adriana s silva 12 de janeiro de 2012 at 11:39 - 

    Eduardo espero q a Bíblia q vc le vc enchergue q a crítica maléfica faz mal a saúde da alma por isto se não acredita no espiritismo tudo bem mas respeite quem acredita pois cada um tem o livre árbitrio e cada um esta na religião q precisa p se melhorar. siga seu caminho em paz quem quer ser respeitado respeit o outro. mt paz

  29. Caroline Dias 12 de janeiro de 2012 at 0:06 - 

    Oi.. eu acho que to meia perdida, sou católica, mais n cumpro mais meu dever na igreja, eu gosto de ouvir a palavra de Deus, mais queria tb saber mais sobre a vida em si, eu sou mto fechada, me stresso, choro no meu canto, sempre qe brigo eu discuto com alguém , e penso sempre qe a culpa é tda minha, desde peqena, eu sofro mto com minha mãe, ela me batia, e nunca teve paciencia, cresci, e fui ficando com trauma dela, não tenho confiança nela, não posso conversar com ela, não consigo,sempre qe penso em tdo qe passei eu choro, e não tenhp ”pique” nenhum de viver, ja pensei em suicidio, em tantas coisas… qe me dão medo, e acho qe não tenho sorte, nunca tive, até nas lojas qe compro coisas tipo, celular, radio, eles dão problema… Eu sou infeliz, tenho em mente qe sou infeliz..eu fico perdida tem dia, tentando achar, o pq qe eu existo, tenho 19 anos, e tdo qe tento fazer nunca é o bastante, sempre alguem vai criticar, ou reclamar, faço o melhor qe eu posso, mais nunca me dão valor.. 🙁

  30. moisés da silva nunes 6 de janeiro de 2012 at 13:03 - 

    eu concordo plenamente com a opinião da acácia, tenho 20 anos nasci e fui criado na igreja e por todo esse tempo só tenho visto as mesmas coisas que ela..gente vamos abrir a cabeça chega de ser mesquinhos.

  31. maria da conceição lima 9 de dezembro de 2011 at 13:45 - 

    sou espirita com orgulho pois encontrei todas as resposta que precisava para ser viver feliz.

  32. Sergio Ossamu Ueda 3 de dezembro de 2011 at 10:35 - 

    Porque sera que eu não consigo encontrar o meu caminho,desde pequeno vivo perdido e me acho um estranho nessa vida,queria muito saber o que acontece comigo,não sou religioso,faço minhas orações mas sem muitas convicções,no que estou orando,se poderem me dar uma resposta eu agradeço.

  33. Dartagnan 19 de novembro de 2011 at 0:40 - 

    Acácia querida. Membro de Igreja Evangélica, que é dependente que um pastor lhe ajude, ou espera que o pastor vai ajudar-lhe a mudar de vida, realmente, pode ficar 200 anos na igreja que nao vai adiantar de nada. Se voce colocasse sua fé nas mãos de Jesus Cristo, que é o autor e consumador de nossa fé, voce teria visto as mudanças. Durante esta semana, num dia de muita chuva, ajudei uma pessoa que me pediu roupas para trocar, visto que as dele estavam molhadas. Sabe que eu fiz? Fui ao meu guarda roupas e peguei uma calça, um cinto, uma camiseta e uma blusa de lã….mas nao era aquelas todas furada, rasgada ou queimada que as pessoas costumam doar…era daquelas que eu mesmo uso…entendo que se é bom para mim será bom para meu próximo, se nao serve para mim porque está rasgada ou furada, nao doarei, porque tambem nao servirá para o necessitado. e olha, tenho 8 aos de conversao…creio que, quando chegar aos 15 anos….verei e farei coisas maiores que temos visto ou feito nos dias de hoje. fique com Deus…..”e conhecerei a Verdade e a Verdade vos libertará.”

  34. Cinthia 13 de novembro de 2011 at 0:20 - 

    Gostaria de saber quem é Jesus para o espiritismo ?

  35. acácia 5 de novembro de 2011 at 10:31 - 

    Bom dia…
    Há mais de 15 anos, frequento igreja evangélica….e até agora não vi nada mudar em minha vida…o que vejo é dependencia total de um unico homem ou seja pastor…o que vejo é briga por membros e dizimos…o que vejo é vaidade em se arrumar para ir aos cultos….cansei…não quero julgar, mas nao vi mudanças….porque temos que ir a igreja em busca de Deus…sem ser cabresto de pastor nem de padre nem de espiritas…estou buscando espiritualidade….ciencia, inteligencia…Deus não é só isso que pregam..olhem para o universo! vejam a imensida..a beleza ..será que Deus fez tudo isso para que ficassemos brigando por nomemclaturas? Quando foi que Jesus ja desceu e disse qual igreja está correta? vamos olhar para Jesus..Deus é o pai dos ESPIRITOS , está na biblia!! quero aqui perguntar a um evangelico se este mes ele praticou algum tipo d ebenficio ao proximo…deu alimento? roupa? sorriu para um gari? porteiro? as mulheres ja se libertaram das fofocas? de se meter na vida dos outros? isso é que precisa ser pregado…a paz o amor…a bondade a caridade..a temperança a mansidao….veja como os evangelicos sao soberberbos arrogantes..por falta de humildade….falta de ouvir pregar a a paz o amor e a caridade..é só isso

  36. Francyelli 25 de setembro de 2011 at 0:37 - 

    Eu tenho orgulho de dizer: SOU ESPIRITA! cada um segue o caminho que quer pois o livre arbítrio existe! e essa é pra você que escreveu e ainda nem coragem teve de colocar seu nome o anonimo que diz que frequentou o centro espirita até os 24 anos! você não pode jugar uma religião, pois cada lugar que se é ensinado o espiritismo tem seu jeito, assim como existem pessoas que sabem e ensinam, existem pessoas que não sabem e também ensinam mas a diferença é que a pessoa que sabe, ensina de verdade e aquela que não sabe é apenas o chamado charlatão. Por isso não jugue dessa forma pois se você quer ser espirita você quer ser porque quer e não porque ta obrigado ali e os espiritas de verdade não OBRIGAM A COLOCAR TAIS ENSINAMENTOS NA CABEÇA, por isso antes de falar qualquer coisa tenha mais respeito, pois pode se ver que você não aprendeu N-A-D-A e antes de falar de qualquer religião conheça ela antes mas conheça de verdade ai sim você por favor escreva algo que preste!

  37. Paulo Afonso 14 de setembro de 2011 at 14:33 - 

    Para o Jorge:
    Frequentar um centro espírita é algo absolutamente livre.
    Você se dirige a um centro espírita e pergunta se há atendimento individual e qual é o dia da reunião pública.
    Depois é só comparecer.
    Fiz o mesmo e estou há mais de 25 anos na doutrina.
    Boa sorte!

  38. Leandro 14 de setembro de 2011 at 14:23 - 

    Sou espirita e nunca acessei o site de outra igreja para falar que o que eles creem é errado!
    Esses que vem falar mal aqui com certeza nem evangélicos são, pois conheço vários e eles tem respeito pelo espiritismo!!
    Em vez de gastarem tempo, vão praticar a caridade isso sim é praticar o que jesus ensinou!

  39. jorge 6 de agosto de 2011 at 0:26 - 

    boa noite ,queria saber quando a pessoa estar numa religião como o camdonble e por um acaso se decepcionou e que ir pra outra religião o que eu devo fazer vou sofrer muito. queria frequentar o espiritismo mais queria que um pessoa espirita mim orientase nu que eu tinha que fazer. estou muito aflito sem saber o que fazer.

  40. claudia 30 de julho de 2011 at 22:20 - 

    Claudia para o Felipe Sales
    isso que vc sente e puramente espiritual, vc tem uma mediunidade apurada, veio ao mundo com uma missão acho que a espiritualidade te ajudaria muito a se encontrar. A Gnose e só um começo de uma longa estrada que terás que percorrer, acredito em tudo que vc sente pq já vivi esses fenômenos vejo coisas,escuto e sinto. E bom saber que não sou a única, somos especiais,acredite. E uma pena que somos tão sozinhos nessas horas, pq a espiritualidade só existe pra quem ver e sente, se vc não sente então não existe. gostaria muito de tc um dia com vc ,quem sabe aprenderia-mos muito um com o outro um abraço

  41. Ingrid Ely Serafim 28 de julho de 2011 at 11:43 - 

    OLÁ, bom é complicado falar a respeito de algo que tento esconder, mas enfim….Chega um momento em nossa jornada que é impossível fugir, chega a hora de assumar quem realmente somos e por que estamos aqui. Apenas sinto medo, suas presenças nem sempre são boas, muitas vezes chegam a me sufocar com suas iras, e nem sempre entendo o que querem. Me explicaram que nem eles sabem ao certo o que procuram, e que devo aconselha-los a seguir seu caminho….
    Gostaria apenas de um animo, as vezes me sinto desamimada…

  42. naldo 20 de julho de 2011 at 2:57 - 

    bem acho qe cada um tem suas ideias suas crenças e sua liberdade de crer no qe qizer, acho qe todas as religioes sao lindas com suas tradiçoes, se aprendermos a amar verdadeiramente nossos irmaos qe isto somos em todas as religioes, com certeza seremos mais felizes…frequento a igreja catolica, evangelica, tempolos budista , e qero ir a um centro espirita qe nao tive a oportunidade de conhecer ainda mais irei sim ,e sei qe me sentirei bem tanto quanto me sinto bem nas outras igreja porqe procuro Jesus , procuro o Deus vivo e nao uma religiao e sei qe Deus esta em todas elas , em todos os lugares,a vida é tao linda , amorte é só uma passagem pro outro lado onde com certeza encontrarei meus entes qeridos , creio qe nao acaba aqi isto ja é uma grande passo ja qe a ciencia nos diz qe em milhares de anos o sol sera uma gigante vermelha e tudo vai acabar. entao pessoal só o amor ao proximo e o respeito aos irmao valke a pena.abraços fiqem na paz

  43. anônimo 3 de julho de 2011 at 0:35 - 

    dificil de explicar sou uma pessoa fechada não consigo sorrir dificil de relacionar acho que passarei esta vida sem aproveitala e estou muito preoculpado será que é influêcia do passado ou não sei viver se posivel me ajudem.

  44. anônimo 3 de julho de 2011 at 0:29 - 

    gostaria minto de tirar duvidas do meu geito de ser pois não consigo sorrir ser uma pessoa alegre, não sei se devo algo no passado, se tem influência de alguma coisa que não sei explicar?

  45. Alexandre 14 de junho de 2011 at 10:48 - 

    Ao anônimo, vou expor o meu ponto de vista.
    Eu fui coroinha, conheci o catolicismo, frequentei a igreja adventista onde fui convidado a seguir a carreira de pastor mas realmente me encontrei na doutrina espírita, o que posso lhe dizer é que estas duas religiões são maravilhosas, cada uma delas lhe indica um caminho para seguir e todas elas tem um só propósito que é lhe ajudar a ser melhor do que é hoje em dia, em outras palavras evoluir, assim como tem gente que gosta de praia outros preferem campo e ambos amam coisas que vieram de Deus, cada um a seu modo, a praia é melhor para quem gosta e este lhe dará os motivos e defenderá seu ponto de vista, quem gosta de campo também, qual deles está errado?? nenhum deles. Por que quem escolhe uma religião e se dedica a ela tem que provar que todas as outras estão erradas e só a dele é a certa? nenhuma delas está errada se servir para te ensinar a amar ao próximo, ensinar a caridade, ensinar a você se amar também e realmente não acredito que se você teve contato com o espiritismo kardecista não tenha notado estes valores nele, talvez você tenha se sentido mais confortável em outro caminho, ótimo, siga nele, todos vamos dar no mesmo lugar um dia.
    Mas respondendo as suas afirmações, deixo claro que acredito na bíblia e também que depois de muitos séculos, traduções e pelo próprio texto que muitas vezes é metafórico e deixa espaço para diversas interpretações diferentes, pois não acredito que Deus seja tão agressivo quanto Moisés descrevera, tão cruel com meus irmãos que eram ignorantes ao extremo naquela época em que não havia educação e saude, temos que levar em consideração o contexto histórico da bíblia, as pessoas naquele tempo precisavam temer a Deus pois era dificil amá-lo, ela não está errada por isso. O evangelho segundo o espiritismo de forma alguma vem para substitui-la, ele é um guia interpretativo dela, assim como há semelhantes nas outras religiões cristãs, se partirmos do seu raciocínio que ela está certa simplesmente por ser mais antiga todos deveríamos ser Judeus ou de alguma religião mais antiga que o judaísmo, pois houve religião antes do judaismo, quando você afirma que fomos forçados a crer no que está no evangelho segundo o espiritismo e repetir e em seguida você repete um trecho da bíblia em que você faz uma interpretação sua, pessoal, simplesmente repete o que acaba de criticar e não nota.
    Quanto a sua colocação sobre reencarnação, gostaria de saber, se todos somos iguais perante Deus, se ele é justo e bom, por que você é um aluno provavelmente saudável do interior de Pernambuco que vai ter seu tempo de vida pela frente, chances que você terá de crescer e outras pessoas terão chances melhores que você, outros terão nascidos privados da visão e/ou audição, outros morreram poucas horas após o nascimento sem nem chance de conhecer o amor de Jesus e nem serem batizados, outros ricos, outros menos favorecidos que você, me responda, por que Deus resolveu então facilitar a vida de uns e dificultar a dos outros se Jesus nos pregou que somos todos irmãos e iguais perante o Pai? por pura diversão? gostaria que expusesse seu ponto de vista. Siga seu caminho irmão se está feliz nele mas me deixe seguir o meu, eu estou feliz nele, religião não é time de futebol, uma não tem que ser melhor que a outra para ganhar o campeonato.

  46. JEFERSON 13 de junho de 2011 at 1:06 - 

    Se a questão de antiguidade fosse capital nessa análise, por que não adotar o Bhagavad-Gîtâ que afinal de contas é tão ou mais antigo que a Biblia. Alias, alguem tem a data exata da publicação do exemplar de 3400 anos da Biblia? Que afinal de contas é a compilação de uma tradição oral do povo Hebreu, passada de pai para filho e contendo o que de mais sagrado existia nessa cultura, mesmo que isso implicasse alguma influencia dos detentores das verdades religiosas de cada época. O próprio Novo Testamento em sua forma atual foi compilada após o Concilio de Constantinopla sem a anuência do Papa e dos bispos Romanos, na época em que a igreja já estava nas mãos do estado e atendeu aos interesses de Justiniano, deixando varios textos sagrados de fora. Eu vivi a minha infancia, adolescencia e parte da vida adulta vinculda a igreaja católica e participei da varios cultos evangélicos. Para minha mente voltada ao pensamento mais científico, essas ideias eram interessantes, mas de forma alguma me pareciam razoaveis. O espiritismo, a partir da leitura de seus livros me ofereceu uma porta para um entendimento muito mais amplo, de tal forma que hoje sou mesmo capaz de entender o valor do catolicisimo e das igrejas evagelicas no que elas dão suporte a que as palavras do Cristo permaneçam vivas na mente da população. Mas o espiritismo esclarece o motivo de cada sentença de Jesus, explica por que devemos amar o proximo, por que a riqueza pode afinal ser perigosa e por que não devemos nos lamentar com a dor que nos atinge. E mais ainda, na condição de consolador prometido, nos mostra que esse processo nos eleva e nos coloca cada dia melhores e mais próximo de Deus. A casa espirita é um lugar adequado para que trabalhe e discuta todas essas questoes, mas como sua base é formada por homens e os espiritos guias (que tambem são homens,embora mais esclarecidos) não forçam a cosnciência de ninguem, tambem pode ser falha e gerar decepçoes, principalmente pra quem não sabe exatamente o que esta buscando lá. O homem só encontra Deus dentro de si mesmo, quando se permite a isso. A estrutura física a que está vinculado neste caso é secundária. O que nasce da carne é carne e o que nasce do espirito é espirito…sim, então é claro que afinal somos espíritos ou que podemos nascer como espiritos. Independente de todos os eventuais problemas de tradução e interpretação ( a vastidão de variações de igrejas cristãs reforçam isso), é fato que o texto bíblico enfatiza a idéia de nascer em espírito. Se voce quiser interpretar como algo simbólico, como o fato de estar se desvencilhando das presilhas da carne para se tornar espiritual como Jesus, é algo que voce tem que decidir :O vento sopra onde quer; ouve-lhes o ruído mas não sabes de onde vem, nem para onde vai… Enfim, saudo a todos aqueles que acreditam no amor pregado por Jesus, que segundo ele esta acima de todas as outras leis. Apenas não consigo tolerar a ideia de que Deus, infinitamente bom, teria criado seus filhos para que já sábido de antemão, em sua grande maioria, fossem arder no inferno eternamente…

  47. janaina 12 de junho de 2011 at 13:48 - 

    Em primeiro lugar, o que qprendemos na doutrina é que não existe religiao certa ou errada todas as boas religioes seguem praticamente os mesmos bons principios!!!a lei da caridade dos dez mandamentos, nao fazer com os outros o que nao gostaria que fizessem com vc!!!!e assim por diante , o que importa é a pessoa seguir um religiao e ter deus no coração!!!!!não vamos esquecer de sempre respitar as opnioes de todos e nunca esquecer da caridade e amor ao proximo!!!!!muita paz no coração de todos!!!!

  48. Anônimo 25 de maio de 2011 at 0:41 - 

    Cara Carolina,
    Gostaria que soubesse que eu não sou o Eduardo, mesmo assim gostaria de te falar algo:
    Sobre a sua frase: “o espiritismo ensina uma FÉ RACIOCINADA, na qual aprendemos a questionar os fatos e ir em busca de respostas, não apenas ouvir/ler algo e tomá-lo por verdade não se perguntando o quanto daquilo faz sentido”, você ver de uma forma bem diferente dele, mas vejamos: Ele está crendo em um livro que tem mais de 3400 anos de existência, citou um versículo de Eclesiastes que foi escrito em, aproximadamente 760 antes de Cristo, completando, hoje em dia, 2771 anos; enquanto você está acreditando em Allan Kardec que fez um comentário dos evangelhos, compilou uma obra com a visão particular dele, tendo menos de 200 anos, além de você acreditar em revelação através de espíritos que, pelo que pude notar, você não tem experiência alguma e está apenas repetindo o que foi forçada a aprender (crer), pergunto eu: “Como criticar alguém que crer na Bíblia (que tem 3400 anos) e crer em revelação através de espíritos, que apenas falam, sem ter como provar?”, agora, quem é que está tendo uma FÉ RACIOCINADA?

  49. Anônimo 25 de maio de 2011 at 0:28 - 

    Já fui espírita cardecista, minha família me encaminhou a isso. Vivi desde criança até os 24 anos de idade em centros espíritas. Isso não passa de engano! É mentira! Uma farsa mesmo!
    Já ouvi falar que na Bíblia Sagrada tem uma palavra que diz que “se alguém trouxer outro evangelho diferente desse, seja considerado anátema”. Observando, com o pouco conhecimento que tenho sobre o assunto (Bíblia) e a doutrina cardecista, vejo muito pouco do evangelho de Jesus no espiritismo e uma interpretação equivocada sobre as doutrinas bíblicas, pois a Bíblia fala de ressurreição enquanto vocês falam de reencarnação. Vocês utilizam o texto de João 3 onde diz: “necessário vos é nascer de novo” para fundamentar essa reencarnação, e se esquecem do contexto que diz: “o que nasce da carne é carne e o que nasce do espírito é espírito”. Além de forçarem um entendimento equivocado, criando uma nova doutrina, um evangelho diferente do pregado por Jesus e por seus apóstolos, vemos, com clareza, o grosseiro erro de interpretação, com o uso de versículo isolado sem a devida averiguação do seu contexto. Ah sim! Isso que acabei de dizer foi proferido por um adolescente, do ensino fundamental, no interior do estado de Pernambuco. Se até uma criança pôde emudecer um pregador espírita como é que vocês pretendem levar a frente tal coisa?

  50. ROSANGELA 22 de maio de 2011 at 0:54 - 

    desculpe eu sei que é querer de mais mas se alguem tiver a fim de doar algum livro que seja espirita eu aceito e mais estou mesmo é pedindo muito obrigada e perdoen esse meu jeito destar pedindo livros é que estou louca pra ler esseslivros que falam de espiritas antes de qualquer coisa que possan me responder e se for não tanbem eu agradeço da mesma forma de coração obrigada

    não é repetido aceite por favor

  51. ROSANGELA 22 de maio de 2011 at 0:42 - 

    sou de cunha sp e gostaria muito de receber e-mail sobre espirita tenho a maior curiosidade de ler o livro dos anjos mas sempre que procuro alguem pra emprestar não concigo gosto tambem de orações ede presses e reflequição e aqueles livros que encina a gente se acalmar desculpe eu não sei nomes de livros a me lembrei de um outro passaros feridos eu nao sei faser esse dalloud quero pegar quero sentir obrigada por ler

  52. Carolina 19 de maio de 2011 at 11:04 - 

    Caro Eduardo,
    Esse seu comentário é típico de de pessoas que costumam fazer um pré-julgamento de algo.
    Se você, antes de julgar, procurasse conhecer, veria que o espiritismo tem como base o Evangelho de Jesus Cristo, e os “demonios” que vc citou, existem sim, mas nada mais são do que espíritos não esclarecidos que ainda são estremamente ligados ao mundo material, e se tais “demonios” existem também bons espíritos, que são dotados de clareza e bondade.
    E outra coisa, como é dito na postagem, o espiritismo ensina uma FÉ RACIOCINADA, na qual aprendemos a questionar os fatos e ir busca de respostas, não apenas ouvir/ler algo e tomá-lo por verdade não se perguntando o quanto daquilo faz sentido, e o pior é sair pregando o assunto e quando algo não confere com o DECORADO é obra do DEMÔNIO.
    Abraços.

  53. Alane 12 de maio de 2011 at 12:30 - 

    As irmãos que tem sensibilidade, acredito que o ideal seja visitar uma casa espirita e pedir orientação.
    Ser médium é ter responsabilidades. É uma missão dada ao espirito para usá-lo com responsabilidade e para o bem.
    Quando tentamos ter uma vida de retidão, os bons espiritos nos auxiliam, mas se somos médiuns e levamos uma vida desregrada, os irmãos espirituais que se encontram na crosta terrestre, vagando, podem fazer uso das nossas faculdades mediunicas, aproveitando-se de nós para que assim satisfaçam os seus desejos e caprichos.
    O conselho que posso dar é que busquem uma casa e que lá informem-se e doutrinem-se.
    Sou espirita e desde que começei os estuds sobre a doutrina, me sinto muito mais responsavel, enxergo melhor meus defeitos e imperfeições e sou muito mais cristã, por que entendo melhor e compreendo melhor as questões morais e os ensinametos que Jesus deixou para nós. Confesso que não compreendo a magnitude de Deus, por que foge completamente do meu entendimento e pela visão limitada. Acredito que só consigamos enxergar nos outros aquilo que possuo dentro de mim. Como posso compreender um Ser, que é Justo, Soberanamente bom, Unipotente, Unicinete, Misericordioso, se eu não sei ser assim e nem sei como chegar a ser assim. Por essa razão, continuo meus estudos, continuo tentando ser uma pessoa melhor, compreensiva, indugente, paciente, amavél, afavél, justa.
    Meus amigos e irmãos em espírito, que a graça e as bençãos de Deus se façam presente em suas vidas para todo e sempre.
    Assim seja!

  54. Eduardo 28 de abril de 2011 at 11:04 - 

    Bom….pelo que eu vi o espiritismo nao passa de uma religiao que nao tem fatos verdadeiros, até pq os espiritos que vao na mesa sao espiritos enganadores que na verdade acredito que sejam demonios se passando por familiares falecidos, a pessoa pode se liberta de tudo isso se crer que JESUS pode operar em suas vidas, la na Biblia Sagrada em Eclesiastes 9:5 diz que a memoria dos mortos ficou entregue ao esquecimento, tanto o seu amor como o seu odio ja pereceram e so voce ler.
    Deus deu a vida e espirito a cada um e nao deu espirito reecarnado, isto é abominação. o unico que alimenta a nossa alma é Jesus
    ele nos deixou o Espirito Santo como nosso consolador e é pelo Espirito Santo que nos achegamos a Deus, ele nao é um espirito mentiroso,
    Leia a Biblia Sagrada e peça ao Espirtito Santo que se chegue a voce. Deus nos deu o dom gratuito da salvação e Deus que te conheçer e tem um plano para cada vida.

  55. FELIPE SALES 28 de abril de 2011 at 10:39 - 

    EU SINTO COISAS ESTRANHAS VISÕES, SENÇASÕES DE COISAS FAMILIARES MAIS Q EU SEI Q NAUM VIVENCIEI, NÃO É COMO DEJAVU PQ NÃO É UM FUTURO MAIS SIM UM PASSADO, OU ALGO FAMILIAR TERÁ ISSO RELAÇÕES COM ENCARNAÇÕES PASSADAS, TIVE MUITO DISSO QUANDO TENTEI PRATICAR GNOSE, PAREI AGORA Q VOLTEI A PATICIPAR DE REUNIÕES VOLTARAM, SERÁ QUE EXISTE ALGUMA RELAÇÃO??? O ESPIRITISMO PODE ME AJUDAR A ENTENDER ISSO ???

  56. eunice lima 18 de abril de 2011 at 0:36 - 

    gostaria de saber como posso fazer para saber quem fui numa vida passada,para poder entender certas coisas que acontecem comigo nesta vida,e encontrar explicação para as coisas que me acontecem; onde posso ir ,qual o lugar que poderei ter resposta.

  57. Daniel 13 de abril de 2011 at 18:22 - 

    Boa tarde, algumas vezes chego a ver coisas mas tenho muito medo, como devo fazer para não sentir mais medo?
    Outra pergunta… como foram criado os espiritos? Qual é nossa verdadeira missão aqui na terra? Como devemos fazer para almentar nossa evolução espiritual

  58. Tiago 11 de fevereiro de 2011 at 1:01 - 

    Porque a morte parece ser algo tão traumatico?
    meus pais morreram,algum dia vou encontralos?

  59. Leonardo 8 de janeiro de 2011 at 1:40 - 

    Boa noite sou historiador e gostaria de conhecer quais são definições básicas para crerem no espiritismo e qual a influencia de Alan Kardec para o sucesso da doutrina?

  60. vitor 1 de janeiro de 2011 at 17:21 - 

    as vezes sinto que tem alguem comigo gostaria de saber como sei se tenho algum tipo de dom ou coisa parecida ,obrigado!

  61. Fatima 15 de dezembro de 2010 at 10:16 - 

    Tenho curiosidade imensa em saber, quando é que nós sabemos que temos esse dom, as vezes mim pergunto se Deus preparou algo para mim e não consigo emxergar ou assimilar….sinto presença de pessoas..e as vezes as coisas que sonho acontecem em + ou – 7 dias, porque alguém pode mim ajudar..porfavor.

  62. fabricio marques nogueira 15 de dezembro de 2010 at 0:08 - 

    gostaria de saber, aonde fica o centro espirita SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. que ficava no CAMPOS ELIZIOS

  63. terezinha 3 de dezembro de 2010 at 19:10 - 

    gostaria de conhecer uma casa espirita se tiver alguma em curitiba,PR.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

4 + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância