Deus, Fé e Religiosidade

HISTÓRIA – Pedi e obtereis

1 2256

Um homem está perdido num deserto. Sofre horrivelmente de sede. Sente-se desfalecer e deixa-se cair ao chão.

Ora, pedindo a ajuda de Deus, e espera. Mas, nenhum anjo vem lhe dar de beber. No entanto, um Bom Espírito lhe sugere o pensamento de levantar-se e seguir determinada direção. Então, por um impulso instinto, reúne suas forças, levanta-se e avança ao acaso. Chegando a uma elevação do terreno, descobre ao longe um regato, e com isso a coragem. Se tiver fé, exclamará: “Graças, meu Deus, pelo pensamento que me inspiraste e pela força que me deste”. Se não tiver fé, dirá: “Que boa idéia tive eu! Que sorte eu tive de tomar o caminho da direita e não o da esquerda; o acaso, algumas vezes, nos ajuda de fato! Quanto me felicito pela minha coragem e por não me haver deixado abater!”

Mas, perguntarão, por que o Bom Espírito não lhe disse claramente: “Siga este caminho, e no fim encontrarás o que necessitas? Por que ele não se apresentou para guiá-lo e sustentá-lo no seu abatimento? Dessa maneira não o teria convencido da intervenção da Providência?” Isto não acontece, primeiramente, para lhe ensinar que é necessário ajudar-se a si mesmo e usar as próprias forças. Depois, porque, pela incerteza, Deus põe à prova a confiança e a submissão à sua vontade.

Este homem estava na situação da criança que, ao cair, vendo alguém, põe-se a gritar e espera que a levantem; mas, se não vê ninguém, esforça-se e levanta-se sozinha.

Se o anjo que acompanhou a Tobias lhe houvesse dito: “Fui enviado por Deus para te guiar na viagem e te preservar de todo perigo”, Tobias não teria nenhum mérito. Foi por isso que o anjo só se deu a conhecer na volta.

 

Fonte: extraído do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec.

 

About the author / 

Editor

1 Comment

  1. zuleide lopes fernandes 13 de maio de 2011 at 21:31 - 

    Muitas vezes somos convencidos de que podemos tudo sozinho, quando sentimos as forças enfraquecerem e clamamos por Deus a sua ajuda vem de imediato e assim, percebemos o quanto nada podemos sem ajuda de Deus. No Evangelho Segundo o Espiritismo aprendemos muito mais do poder de Deus em consonância com o Evangelho santo transcrito na Bíblia que nos conduz as reflexões em cada versículo que nos fala profundamente. Fé é crer no que não somos capazes de enxergar mas sabemos que existe fortemente a nos conduzir e guiar.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

− 1 = 7

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância