Doutrina Espírita, Dúvidas dos leitores

Dúvidas dos leitores – Como ajudar a alguém que morreu recentemente?

0 11511

Dúvida:

Tenho algumas dúvidas sobre algo que vem acontecendo comigo. Sou católica, leio e admiro o espiritismo. Mas não o pratico. Desde muito nova tenho tido algumas experiências meio confusas pra mim, mas as últimas que venho tendo e que não compreendo está sendo com o filho de uma amiga da minha família que faleceu em um acidente recentemente. Ele vem aparecendo em meus sonhos. Peço ajuda pra entender melhor, quero entender e ajudar se for necessário.

Resposta:

O que você está vivenciando milhões de pessoas também vivenciam ou já vivenciaram.

Diferentemente do que prega o Catolicismo, a Doutrina Espírita não acredita e não prega que a alma após a morte vai para o Céu, Purgatório ou Inferno.

Nossa crença é um pouco mais complexa, porém bastante racional.

Após a morte, o nosso espírito sobrevive e leva consigo todos os quadros mentais de suas experiências mais recentes na terra. Quanto menos esclarecimentos a pessoa falecida tem sobre a vida além da matéria e quanto menor o seu adiantamento moral (leia-se prática dos preceitos divulgados pelo Mestre Jesus), mais dificuldade ela terá no seu período pós-morte.

Em primeiro lugar, a dificuldade maior é de perceber que está no plano espiritual. Quanto maior seu apego à matéria e às pessoas e circunstâncias em que vivia, mais a pessoa tende a querer voltar para perto dessas situações familiares.

Muitos de nós, entretanto, não temos uma sensibilidade maior para percebermos a presença de espíritos desencarnados ao nosso redor, embora convivamos com eles dia e noite, todos os dias, pois os planos, material e espiritual, não são perfeitamente demarcados.

Os espíritos menos adiantados moralmente e que não compreendem bem o estado pós-morte tendem a ficar presos à matéria e mais próximos à vida terrestre. Tentam o tempo todo reviver situações a que estavam habituados.

Assim, é comum que apareçam em sonhos de pessoas conhecidas e com maior sensibilidade espiritual ou apareçam para pessoas que têm o dom da mediunidade de vidência ou clarividência.

Tentam se comunicar; ser vistas; esperam poder falar…

Mas nós que estamos ainda do lado de cá da matéria, conforme o nosso esclarecimento é enriquecido pelo contínuo estudo da Doutrina consoladora dos Espíritos, a nós cabe entender que essas pessoas precisam muito de nossas preces e orações. Essa é a melhor ajuda que podemos oferecer.

E o ideal é que as façamos em ambiente apropriado como as Igrejas ou, no nosso caso, na Casa Espírita. Neste locais podemos mentalizar essas pessoas e suplicar aos espíritos amorosos e ou mesmo aos anjos e santos da Igreja que auxiliem esses irmãos a entender o novo estado em que se encontram.

Em nossa Doutrina Espírita, pedimos que os espíritos de luz os socorram e os amparem, levando-os para os abrigos do plano espiritual adequados para que possam receber ajuda e orientação. Muitos ainda precisam de cuidados médicos, mas de natureza mais sutil; não do tipo que temos aqui na terra. Um exemplo disso é possível ver no filme “Nosso Lar”, que já passou no cinema e que neste momento, agosto de 2011, está prestes a ser lançado nos canais de TV fechada. Este filme retrata com detalhes como se dá em muitas situações o desencarne de pessoas ainda presas às questões materiais e que pouca reflexão fazem sobre a vida espiritual e dos conselhos amorosos que Jesus nos deu sobre o “Reino de Deus”.

Para entender melhor o assunto, leia mais a respeito da sobrevivência do espírito após a morte em outros textos do nosso site clicando aqui.

Esperamos tê-la ajudado e colocamo-nos à sua disposição para novos esclarecimentos.

Fraternalmente,

Equipe Um Caminho


About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

20 ÷ = 2

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância