Mediunidade, Sono e Sonhos

Desdobramento, atividade do espírito durante o sono

2 4963

Durante o sono o Espírito desprende-se do corpo.

Devido aos laços fluídicos estarem mais tênues.

A noite é um longo período em que está livre para agir noutro plano de existência.

Porém, variam os graus de desprendimento e lucidez.

Nem todos se afastam do seu corpo, mas permanecem no ambiente doméstico; temem fazê-lo, sentir-se-iam constrangidos num meio estranho (aparentemente).

Outros movimentam-se no plano espiritual, mas suas atividades e compressões dependem do nível de elevação.

O princípio que rege a permanência fora do corpo é o da afinidade moral, expressa, conforme a explanação anterior, por meio da afinidade vibratória ou sintonia.

O espírito será atraído para regiões e companhias que estejam harmonizadas e sintonizadas com ele através das ações, pensamentos, instruções, desejos e intenções, ou seja, impulsos predominantes.

Podendo assim, subir mais ou se degradar mais.

O lúbrico terá entrevistas eróticas de todos os tipos, o avarento tratará de negócios grandiosos (materiais) e rendosos usando a astúcia.

A esposa queixosa encontrará conselhos contra o seu marido, e assim por diante.

Amigos se encontram para conversas edificantes, inimigos entram em luta, aprendizes farão cursos, cooperadores trabalharão nos campos prediletos, e, assim, caminhamos.

Para esta maravilhosa doutrina, conforme tais considerações, o sonho é a recordação de uma parte da atividade que o espírito desempenhou durante a libertação permitida pelo sono.

Segundo Carlos Toledo Rizzini, interpretação freudiana encara o sonho como apontando para o passado, revelando um aspecto da personalidade.

Para o Espiritismo, o sonho também satisfaz impulsos e é uma expressão do estilo de vida, com uma grande diferença: a de não se processar só no plano mental, mas ser uma experiência genuína do espírito que se passa num mundo real e com situações concretas.

Como vimos, o espírito, livre temporariamente dos laços orgânicos, empreende atividades noturnas que poderão se caracterizar apenas por satisfação de baixos impulsos, como também, trabalhar e aprender muito.

Nesta experiência fora do corpo, na oportunidade do desprendimento através do sono, o ser, poderá ver com clareza a finalidade de sua existência atual, lembrar-se do passado, entrevê o futuro, todavia a amplitude ou não dessas possibilidades é relativa ao grau de evolução do espírito.

Fonte: Página “Discípulos de Allan Kardec”, Facebook.

About the author / 

Editor

2 Comments

  1. Editor 23 de junho de 2023 at 12:39 - 

    O nosso canal de contato para atendimento e orientação é: umcaminho.com@gmail.com. Grato.

  2. maria 25 de maio de 2023 at 10:27 - 

    Bom dia, ja algum tempo tenho tido sonhos em que pessoas ( algumas conhecidas outras nao) em que se apresentam a mim com problematicas de suas vidas quotidianas, na maior parte das vezes estao chorando e com algum tipo de sofrimento, todas as vezes sao problemas relacionais, entre familias e traumas, ou depressao. No momento do desperatr do sono, me sinto cansada, muito cansada, como se a minha energia fosse sugada.
    Entendo quando tenhos sonhos “normais” relativos a coisas que vivi durante o dia, mas percebo a diferença com esses sonhos “misticos” vamos dizer assim.
    Voce poderia explicar o que eventualmente esta acontecendo? Como posso fazer para cuidar desta situaçao. Nao sei se me devo preparar espiritualmente, se talvez esses “espiritos” me procuram para ajudà-los em algum modo, como posso melhorar. necessitaria de uma orientaçao.
    Espero que voce possa me dar algum conselho.
    Obrigada.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

14 − 12 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância