Doutrina Espírita, Dúvidas dos leitores

Dúvidas dos leitores – Uma criança que pratique um crime é prejudicada em sua evolução espiritual?

0 59

Dúvida:

Uma criança que pratique um crime é prejudicada em sua evolução espiritual?

 

Resposta:

A maior ou menor gravidade de um crime é sempre proporcional a intenção de cometê-lo, aos motivos de quem o cometeu e à consciência do mal causado à vítima e a outros afetados.

Uma criança, embora seja um espírito com múltiplas experiências já vividas em suas diversas encarnações, em seu estado infanto-juvenil não possui a maturidade adequada para a plena consciência dos valores morais que devem nortear o comportamento reto de quem não pretende ter desvios em seu caminho evolutivo.

Isto, por si só, já poderia atenuar a gravidade de um crime cometido por uma criança.

Porém, a lei é uma só: a lei de causa e efeito. Para toda ação, há uma reação. Nenhum de nós pode ficar imune ao atos praticados. Os atos bons e ruins contam no somatório de nossos “pontos” na “contabilidade” da evolução espiritual.

Assim, embora uma criança possa ter um julgamento mais brando por parte da providência divina, não ficará isenta de reparos a praticar em sua escalada evolutiva.

No entanto, respondendo à pergunta de forma objetiva, mais importante na evolução espiritual de um ser é a sua vontade e dedicação efetiva em prol do bem-estar do próximo. O conjunto de bons atos praticados é o caminho melhor e mais rápido para a ascese espiritual. Deus, nosso Pai amoroso, nos perdoa sempre, quando nos vê comprometidos em acertar, em corrigir nossos erros, nosso mal pensar, nosso mal agir. O que mais importa para um Pai generoso não são as falhas do filho, mas sua sincera determinação para acertar.

Portanto, não há de ser o crime o maior causador de prejuízo à evolução espiritual de uma criança. Mas, sim, a falta de consciência do ato, de arrependimento sincero, e, principalmente, a falta de atuação no bem edificante, que poderão travar-lhe a caminhada evolutiva, e neste caso demandarão circunstâncias oportunas de conduzir o espírito claudicante a reparar seus erros e a estimular sua reflexão e revisão de conduta.

Fraternalmente,

Equipe Um Caminho

 

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

78 ÷ = 13

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância