Educação, Reforma Íntima

A importância do por quê

3 77

Espiritismo é essencialmente pedagógico, verdadeira obra de educação. Não é uma doutrina salvacionista que se preocupa só em “salvar as almas”. Mesmo porque ninguém está perdido. A Doutrina Espírita propõe a educação. “Educar” vem de “educare”, e este “e” significa extrair de dentro para fora, como em “exportar”, “excluir”, “externar”, etc. Educar é desenvolver as potencialidades do ser. Diferente de “instruir” que significa receber de fora as informações, os conhecimentos.

O Espírito possui, desde seu início, todas as qualidades boas, do saber e das virtudes. Mas estas qualidades estão em germe para serem desenvolvidas. O Criador quis que esse desenvolvimento, o atualizar da potencialidade, fosse trabalho de cada um, para tanto nos dando os meios necessários e adequados.

A educação assim entendida não se reduz ao processo intelectual, ou ao ensino profissional. Não é só preparar o homem para a vida no plano material. É muito mais. Tem por objetivo desenvolver as potencialidades do ser integral, isto é, visa o progresso do Espírito.

Este ideal não surgiu com o Espiritismo. É antigo. Sócrates, Platão já ensinavam de acordo com esses princípios. Jesus, que Orígenes chamava de o Pedagogo da humanidade, como verdadeiro Mestre, nos recomendou: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e tudo mais vos será acrescentado”. Como o reino de Deus está em nós (Ele também nos ensinou), buscar o reino de Deus é buscar o desenvolvimento do Espírito, é evoluir. Assim, a medida que resolvemos o problema do Espírito, pela educação, todos os outros problemas se solucionam, naturalmente.

Mas esta educação para a transcendência, para um futuro que transcende a vida na Terra, só tem sentido se tivermos convicção de que a vida realmente continua depois da morte do corpo físico. O Espiritismo nos mostra que a morte é apenas transformação. Pelos fenômenos produzidos pelos Espíritos desencarnados, a Doutrina Espírita nos permite formar a convicção sobre a imortalidade. Agora não apenas cremos, e sim sabemos que a vida continua depois da morte do corpo material, porque as manifestações dos Espíritos nos esclarecem plenamente a esse respeito. Ainda há aqueles que alegam não saber e que afirmam, mesmo, ninguém ter voltado do outro mundo para dizer como é a outra vida. São pessoas que não querem saber, insistem em ignorar o fato. Só a lei do progresso, com o tempo, fará com que se modifiquem.

Na questão 799 de “O Livro dos Espíritos”, Allan Kardec indaga: De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso? Resposta: “Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura não estando mais velada pela dúvida, o homem compreenderá melhor que pode assegurar o seu futuro através do presente…”.

E como entender esse desenvolver das potencialidades do ser, se a grande maioria parece mudar tão pouco durante uma existência? Aí entra outra importante contribuição do Espiritismo, esclarecendo-nos que o processo evolutivo se realiza ao longo do tempo, em muitas vidas, neste e em outros mundos, até atingirmos a perfeição relativa para a qual fomos criados. A evolução do Espírito não se dá numa única existência na Terra. Realiza-se ao longo do tempo. Para isto o Espírito tem o seu livre-arbítrio – liberdade de agir, que amplia a medida que ele evolui. Está dentro da lei do progresso e tem o tempo que necessitar. Assim, a meta da educação sofre total modificação. Não é só para a vida material, mas para o futuro, para a transcendência. Essa educação, esse desenvolver das potencialidades do Espírito, finalidade de nossas vidas, requer esforço, trabalho, muita luta, para subirmos a escada do progresso, que é quase infinita. Assim, compreendemos que é possível esse aperfeiçoamento e que ele é o bem maior. A nossa felicidade depende do patamar evolutivo em que nos achamos. Maior a quantidade de degraus vencidos, maior a felicidade. Razão tinha o filósofo quando afirmou: “Saber é o maior bem; todos os males vêm da ignorância”.

About the author / 

Editor

3 Comments

  1. margarete 12 de fevereiro de 2013 at 22:55 - 

    Eu tb estive nesta de nao estar entendendo, por que a vida levou meu pai muito cedo desse mundo, ja faz 4 anos, e qdo fazia 1 ano nao me conformei, procurei um centro espirita onde começei a entender tudo que estava acontecendo, e tb entendi pq ele tinha que partir , hoje frequento o centro espirita e estou mas feliz e aceitei a ida de meu pai que desencarmou ha 4 anos, nso temos tempo determinado aqui na terra como encarnados, assim que conseguimos evoluir desencarmanos novamente, desejo a vc, jose roberto alves gomes a sabedoria para poder entender a partida de sua esposa, tenho certeza que deus tb quer as pessoas boas perto dele…., e vc ainda ira encontrar novamente alguem p seguir sua vida…., ela estara sempre em seu coração… em seus pensamentos…. em td que lembrar….ela estara com vc… que os anjos de luz estejam com vc…

  2. laercio 6 de janeiro de 2013 at 22:56 - 

    boa noite meu irmao, sentimos muinto com a sua dor,realmente e muinto dificiu arrumar uma companheira como vc tinha,mas veja bem querido nos temos aqui na terra um determinado tempo para cumprimos nossas tarefafas, quando nos nacemos(reencarnamos). para todos nos a um tempo diferente mediante as nossas nessecidade para cumprir o que temos para acertamos,ela provaelmente tinha cumprido o que veio fazer, o infarto so foi a causa para o desencarne, realmente neste momento ela esta descansando para poder proceguir sua evoluçao espiritual a sua hora vai chegar mas tem que deixar isto acontecer naturalmente,caso vc venha antecipar sua partida vc vai sofrer muinto muinto em vez de voce ir para onde ela fo,i vc vai para o vale dos suicidas onde e muinto dificil de sair, ai meu amigo vc corre o risco de nunca mais ver ela e ninguen que vc goste. bater num poste dar um tiro na cabeça se inforcar todos acham que isto e suicidio mas o suicidio vai alem disto, se vc começar a beber,deixar de comer,começar a fumar bastente começar a usar dogras tudo que venha antecipar sua morte tambem suicidio, pois bem meu irmao temos um remedio para curar esta dor que ficou no seu peito,lembre dos momentos bons que estiveram juntos quanto vc aprendeu com ela como era grande o amor que ela sentia por vc ,agredeça a deus por ela ter feito parte da sua vida que deus possa abençoar ela, que permita que os espirito de luz possa encaminar ela para um hospital para as colonias de estudos ,e que deus possa tirar esta tristesa do seu coraçao pois a morte nao os separou para sempre porque o espirito nao morre faça boas obras trabalhe para o bem do seu proximo ajude a comunidade onde vc mora aproveite seu tempo em coisas que agrade a deus e tenha certesa que quando vc for para os planos espirituas sera mais faciu o se reencontro com ela ( vc tem 3 filhos que ela deixou e confiou aos seus cuidados nao sei quantos anos eles tem mas faça com amor com todo o amor do mundo) , sei que e dificiu mas tente nao ficar mais triste lembre-se que quando ela tiver permiçao para ver vcs que felicidades ela ira encontrar ao ver que vc nao se tornou em um bebado nem se matou e que esta fazendo a diferença na seara do cristo quanto orgulho tera ela de vc pois vc aprendeu tudo o que ela tinha lhe encinado, proucure as coisas de deus vai em uma casa espirita e proucure o cordenador e fale a ele quero ser um trablhador da seara do cristo quero aprender, me ajude e veras como tudo muda quantas respostas vc tera quanto amparo vai encontrar na douttrina espirita va meu irmao siga seu caminho .
    um forte abaço que a luz e a paz de cristo jesus possa estar com vc
    laercio fernandes
    laerciofernandes2008@hotmail.com

  3. jose roberto alves gomes 20 de dezembro de 2012 at 2:09 - 

    boa noite meus amigos ando muito triste sem vontade de viver e com muita saldade da pessoa que eu vivia pois agente tinhamos muitas brigas emuitos momentos bons pois ela vinha se queixando para mim de dores no peto a muito tempo pois aminhaesposa tinha colesterol muito alto uocera que volta e meia atacava;mais nios se davam muito bem pois eu nao tinha filhios com ela pois ela tinha 4filhios um rapaz e tres mocas acontece que numa noite de sexta-feira fiquei sentado com ela naporta de de nosa casa pois ela me convidou para tomar uma cerveja, pois topei so que nos conversando ela comesou afalar coizas gosadas , como por ezembro amor se eu morrer como fica o eduardo o eduardo e ocasula tem19anos mais e so tamanho pois dai eo fiquei brabo e falei vamos parar de falar esas coizas porque aqui nimguei vai morrer pois bem mudamos de asunto pois ela como eu gostavamos muito de acampar e pescar; nos adoravamos ir aitapua para comer bolinho de viola e tomar cerveja e pasar o dia la pois na outra sexta feira fomos ala ficou muito facera pois obar fechou e nos fomos sentar no banco da praca isso heram 1.30 da manha e fiqumos ate as 4.30 da manha pois ela deitou no banco ecolocou acabecihna no meu colo pis bem pasamos um fim de semana maravilhoso pois segunda feira estava muito quente isso era umas2horas da tarde coando eu falei para ela vamo ir pescar pois ela ficou muito faseceira vamos pois numca aconteceu de nos conseguir pescar na quele lugar pois e muito batido e nao da peixe pois numca aconteceu de so ela pescar pois so ela conseguiu pescar 19traira e eu nada pois ele ainda falou o amor voce estaficando tararaca eu vou ter que lhe insinar apescar de novopois ja estava ficando tardi e eu falei vamos embora ta tarde e e perigoso bem pois na terca feira voutamos de novo pois eu nao consegui pescar nada de novo outra vez so ela25traira pois dai eu falei entao ta amor no feriado nos vamos para capivari pescar e uo vou te ganhar pois foi cuado veio o feriado e uma das filhas dela dise mae evou junto com voces pois dai ela dormiu na nosa casa pois o marido dela nao quis ir junto e fomos nos tres so que demanao cuando acordamos que nosestavamos preparando ascoizas para levar a filhadela acordou meio dormindo e dise asim mae vose acendeu a vela pro silvio pois da eu olhei pra ela e dise tiacorda voce ja esta sonhadopois um pouco antes de nos sair ela me falou estou com uma dor gosada no meu peto pois eu falei voce ja tomou o seu remedio da presao dai ela merespondeu a vou tomar pois bem ela dise que tinha pasado aquela dor bem pegamos ocarro esaimos pois parei para abastecer e continuamos vviagem pois no segundo posto eu fui reabastecer no feriado do dia 15setembropois abasteci e coloquei o carro na sombra e dai as duas decerao para pegar cigarro e um saco degelo poiseu fiqui esperando na sombra cuando eu ouvi gritos e gritospois vi todoo mondo correndo paro posto na loja de convinencia aminha mulher caida nos brasos da filhapois me desesperei peguei a no colo abrasei e nao consegui salvala pois deu um enfarto fiminante na minha esposapois a minha ficha ainda nao caiu ja fui num centro espirita perto da minha casa querendo resposta e nao consegui so me falaram que ela esta dormindo se eu tivese a certesa que se ue batese o carro contra um poiste e me encontrase com ele nao teria duvida sei que nao e assim mais eu era louco por elauma mulher cheia de cualidades umilde bem sem palavras pois agradeso pela atensao aguardo respostas magda boss fui o grande amor da minha vida e sempre sera .

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

66 + = 73

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância