Sabedoria dos Iluminados

A forma de expressão dos Espíritos Iluminados é inconfundível

0 2881

O poder da síntese

Ao estudarmos a mensagem libertadora nos domínios doutrinários do Espiritismo, encontramos em “O Livro do Médiuns” a seguinte orientação de Kardec:

“Os Espíritos superiores se exprimem de maneira simples, sem prolixidade; seu estilo é conciso, sem excluir a poesia das ideias e de expressões, claro, inteligível para todos, e não exige esforço para ser compreendido; têm a arte de dizer muitas coisas com poucas palavras, porque cada palavra tem sua importância”.

Oradores e escritores espiritualmente saudáveis mantêm relacionamentos sociais harmônicos; pois ninguém desenvolve um intercâmbio benéfico com os semelhantes sem simplicidade e sem uma certa capacidade de expressão. A linguagem extensa e verbosa muitas vezes esconde a pretensão de querer passar por profunda e extraordinária, mas não atrai nem cria vínculos de aprendizagem.

A manifestação escrita ou falada é uma arte. Faz com que as pessoas compreendam sem trabalho ou esforço, antes com facilidade e prazer, o que se leu ou se escutou. Ao mesmo tempo, leva-as desenvolver crescente interesse pela reflexão do conteúdo em pauta.

Há exibicionismo no vestir, no falar, no escrever, no possuir, em se abraçar certas ideologias e, até mesmo, em realizar hipotéticas tarefas ditas “cristãs”.

Muitas vezes não percebemos o disfarce de certas pessoas vestidas humildemente para se exibir, através de uma modéstia estudada, nos meios de comunicação. Em outras circunstâncias, não entendemos a autenticidade de criaturas que se apresentam com elegância e com joias valiosas divulgando o Evangelho de Jesus.

Diz Kardec que os pseudo-sábios usam uma linguagem presunçosa, procuram demonstrar um enorme conhecimento e nunca confessam sua ignorância sobre aquilo que desconhecem. Se não são escutados com admiração e elogios, retiram-se imediatamente.

Quando se expressam, são exclusivos e absolutos em suas opiniões, acreditando que só eles têm o privilégio derreter a verdade absoluta. Procuram chamar a atenção das pessoas ou dar exagerada importância àqueles de quem desejam retirar benefícios pessoais ou usufruir privilégios.

Há palavras grafadas ou verbalizadas que nos levam inicialmente a um deslumbramento, para depois percebemos sua inutilidade. Assim também ocorre com certas preleções: cheias de frases redundantes, porém necessitadas de ideias edificantes ou instrutivas.

O verbo iluminado do Cristo trouxe à Terra, sem alarde, a sincronia da sabedoria e do amor como metas preciosas a ser atingidas para que alcançássemos o reino de Deus.

O poder de síntese da mensagem das Bem-Aventuranças de Jesus gravou para sempre no coração dos seus discípulos uma declaração iluminada que indica o caminho para os Céus, numa eloquência jamais vista pela humanidade.

Discursos retumbantes somados a magnífica literatura muitas vezes não ecoam a simplicidade das palavras de vida eterna. Em nada nos acrescentam, não nos desenvolvem o raciocínio nem nos ampliam o sentimento; somente nos distraem a mente por alguns momentos.

Palestras úteis nos levam a compreender o lugar onde estamos, perceber para onde caminhamos e por quê. Elas nos proporcionam uma perspectiva geral de tudo aquilo que nos dá um sentido existencial e um mapa mental que nos guiará ao significado de nossa tarefa na vida.

“…. Responderam os guardas: Jamais um homem falou assim! ” A forma de expressão dos Espíritos Iluminados é inconfundível. “… seu estilo é conciso, sem excluir a poesia das ideias e de expressões (…) têm a arte de dizer muitas coisas com poucas palavras… “ O que poderia melhor definir o Sermão do Monte?

Elevemos a fronte para o alto e guardemos conosco as palavras do Mestre. Nelas está contido o programa de elevação divina feito para os aprendizes sinceros do Evangelho.

Batuíra

Fonte: extraído do livro “Conviver e Melhorar”, de Francisco do Espírito Santo Neto, ditado pelos espíritos Lourdes Catherine e Batuíra. Editora Boa Nova.

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× 2 = 10

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância