Buda, Líderes Espirituais

25 citações de buda que vão mudar sua vida

1 8174

Entre o sexto e o quarto século AC, um homem chamado Sidarta Gautama começou a virar a cabeça da população no leste da Índia, com sua profunda sabedoria espiritual. Ele recebeu o nome de “Buda”, que significa literalmente “o iluminado”, e até os dias de hoje, nos chegam muitos insights de seus ensinamentos.

Curiosamente, Buda nunca escreveu qualquer um dos seus ensinamentos citados a baixo. Semelhante a Jesus e Sócrates, o seu método de ensino era verbal e comunicativo. As tradições orais mantiveram a sabedoria de Buda viva até 400 anos após sua morte, quando então a primeira transcrição de seus ensinamentos surgiu.

Seu despertar ocorreu quando percebeu que não precisamos passar fome e sacrificar nosso corpo, como era comumente praticado na Índia na época para aumentar a clareza e sabedoria espiritual. Quando uma jovem ofereceu-lhe um pudim de leite e arroz como um ato de compaixão, ele percebeu que haviam mais lições No Caminho do que ele vinha ensinando.

Em seguida, meditou por 49 nove dias após jurar a si mesmo que não iria se mover até que encontrasse a verdade. Os insights que vieram daí, ainda permanecem em alguns dos ensinamentos espirituais mais importantes e profundos de todos os tempos. Aqui estão 25 citações de Buda que vão mudar a sua vida:
.
1) “Mesmo que você leia muitas escrituras sagradas e mesmo que você fale muito sobre elas, o que de bom elas podem fazer por você se não agir sobre isto?”

2) “O caminho não está no céu. O caminho está no coração”.

3) “Um jarro enche gota a gota”.

4) “Todo ser humano é o autor da sua própria saúde ou da doença”.

5) “Para compreender tudo é preciso perdoar tudo”.

6) “Melhor do que mil palavras ocas, é uma palavra que traga a paz”.

7) “Quaisquer palavras que pronunciamos, devem ser escolhidas com cuidado porque as pessoas ouvem e são influenciadas por elas, para o bem ou para o mal”.

8) “Ninguém nos salva a não ser nós mesmos. Ninguém pode e ninguém consegue. Nós mesmos devemos percorrer o caminho”.

9) “E no momento de uma polêmica em que sentimos raiva, já deixamos de lutar pela verdade e começamos a brigar com nós mesmos”.

10) “No céu, não há distinção entre oriente e ocidente; as pessoas criam distinções dentro de suas próprias mentes e depois acreditam nelas como verdade”.

11) “Aqueles que estão livres de pensamentos rancorosos certamente encontram a paz”.

12) “O ódio não cessa pelo ódio em nenhum momento. O ódio cessa com o amor. Esta é uma lei inalterável”.

13) “Tem que haver o mal para que então o bem possa provar sua pureza acima dele”.

14) “É fácil ver os defeitos dos outros, mas é difícil ver nossas própria falhas. Aquele que mostra os defeitos dos outros é como alguém que joga palha ao vento, mas encobre as próprias falhas como um jogador astuto quando esconde seus dados”.

15) “Eu nunca vejo o que tem sido feito; eu só vejo o que resta a ser feito”.

16) “A mente é tudo. O que você pensa, você se torna”.

17) “Assim como tesouros são descobertos a partir da terra, a virtude aparece nas boas ações, e a sabedoria aparece a partir de uma mente pura e pacífica. Para caminhar com segurança através do labirinto da vida humana, é preciso a luz da sabedoria e a orientação da virtude”.

18) “Somos moldados por nossos pensamentos; nós nos tornamos aquilo que pensamos. Quando a mente é pura, a alegria segue como uma sombra que nunca vai embora”.

19) “Trabalhe por sua própria salvação. Não dependa de outros”.

20) “Vamos nos levantar e ser gratos, porque se nós não aprendemos muito hoje, pelo menos aprendemos um pouco, e se nós não aprendemos um pouco, pelo menos não ficamos doentes, e se ficamos doentes, pelo menos nós não morremos; assim, vamos todos ser gratos”.

21) “Não se pode percorrer o caminho até que você se torne o próprio caminho”.

22) “Você não vai ser punido por sua raiva, você será punido pela sua raiva”.

23) “Conquistar a si mesmo é uma tarefa maior do que conquistar outros”.

24) “Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua, e a verdade”.

25) “Tenha compaixão por todos os seres, ricos e pobres; cada um tem o seu sofrimento. Alguns sofrem demais, outros muito pouco”.

Fonte: Steven Bancarz Spirit Science

About the author / 

Editor

1 Comment

  1. Ryath 10 de julho de 2022 at 7:56 - 

    Tomar esses ensinamentos como lições de vida, buscar aplica-los.
    Gratidão

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

15 ÷ = 3

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância