A Páscoa, Renovando atitudes

O significado da Páscoa na visão espírita

3 5393

Páscoa é uma palavra hebraica que significa “libertação”.

Esta festa surgiu para comemorar a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés.

Assumida pelos Cristãos (católicos), a Páscoa Cristã é para eles, a lembrança de que Deus liberta seu povo dos “pecados” (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal.

A comemoração acontece na época em que se lembra a crucificação de Jesus.

Começa, infelizmente, após o término do carnaval, onde muitos já transgrediram Seus ensinamentos e termina no domingo onde Ele ressurgiu dos “mortos” para mostrar que Ele continua vivo e aguardando que O sigamos.

“Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – (João, 1:29).

João usou o termo Cordeiro, porque usava-se na época de Moisés, sacrificar um cordeiro para agradar a Deus.

Portanto, dá-se a ideia de que, Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados, mas para nos libertarmos dos “pecados”, ou seja, dos nossos erros, das nossas falhas morais, devemos estar dispostos a contribuir, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia.

Porque Jesus não morreu para nos salvar.

Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação.

Esta palavra “salvação”, segundo Emmanuel, vale por “reparação”, “restauração”, “refazimento”.

Portanto, “salvação” não é ganhar o reino dos céus.

Não é o encontro com o paraíso após a morte.

Salvação é “libertação” de compromisso.

É regularização de débitos.

Como diz a bandeira do Espiritismo: “Fora da Caridade não há Salvação”.

Então, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não estaremos salvos, livres das complicações criados por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.

Portanto, aproveitemos mais esta data, para revermos os pedidos do Cristo, para “renovarmos” nossas atitudes.

Como disse Celso Martins, no livro “Em busca do homem novo”, baseando-se nas palavras de Paulo de Tarso, em 4 Ef. vs. 22/23:

“Que surja o homem novo a partir do homem velho. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, o grande esquecido por muitos de nós, que se agitam na sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã. Que este homem novo seja um soldado da paz neste mundo em guerras. Um lavrador do bem neste planeta de indiferença e insensibilidade. Um paladino da justiça neste orbe de injustiças sociais e de tiranias econômicas, políticas e/ou militares. Um defensor da verdade num plano onde imperam a mentira e o preconceito tantas vezes em conluios sinistros com as superstições, as crendices e o fanatismo irracional. Que este homem novo, anseio de todos nós, seja um operário da caridade, como entendia Jesus: benevolência para com todos, perdão das ofensas, indulgência para com as imperfeições alheias.”

Por isso, nós Espíritas, podemos dizer que, vivenciamos a Páscoa todos os dias.

A busca desta “libertação” e/ou “renovação” é diário, e não somente no dia e mês pré determinado.

Queremos nos livrar deste homem velho, mas respeitamos a cultura e os costumes dos povos em geral, que ainda necessita de rituais.

Que ainda dá maior importância para o coelhinho, o chocolate, o bacalhau, etc., do que renovar-se.

Que acha desrespeito comer carne vermelha no dia em que o Cristo é lembrado na cruz.

Sem se dar conta que o desrespeito está em esquecer-se Dele, nos outros 364 dias do ano, quando odiamos, não perdoamos, lesamos o corpo físico com bebidas alcoólicas, cigarro, comidas em excesso, drogas, sexo desregrado, enganamos o próximo, maltratamos os animais, a natureza, quando abortamos, etc.

Aliás, fazemos na Páscoa o que fazemos no Natal.

Duas datas para reflexão e início de renovação nas atitudes. Mas que confundimos, infelizmente, com presentes, festas, comidas, etc.

Portanto, quando uma instituição espírita se propõe a distribuir ovos de Páscoa aos carentes não significa que esteja comemorando esse dia, apenas está cumprindo o preceito de caridade, distribuindo um pouco de alegria aos necessitados.

Aproveitando a ocasião para esclarecer o pensamento da Doutrina sobre a data.

Fonte: Texto de Rudymara, “Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec”.

About the author / 

Editor

3 Comments

  1. EDELCYR 8 de agosto de 2018 at 8:10 - 

    Gostei das mensagens recebidas, gostaria de continuar recebendo essas dádivas de DEUS. Obrigado.

  2. Editor 8 de agosto de 2017 at 21:49 - 

    Olá Adriano,
    Nossos contatos são somente por e-mail.
    Quanto à imagem, veja neste link o tamanho que possa gerar a melhor resolução para sua necessidade: https://www.google.com.br/search?q=spirito+santo&tbm=isch&tbs=simg:CAQSlQEJvVScUS91PQcaiQELEKjU2AQaAggHDAsQsIynCBpiCmAIAxIovg6LEZkLyAH8FvgWrAO9DuwElxeeKaAp8SOnN7g60iqzI8YtxS2IKRowinsYffuAeGsq4S2gwtCw-iV8S3ppWsobo3mSt7HoeVf8Ro2wrqftXw7PMok1ZDbsIAQMCxCOrv4IGgoKCAgBEgQPZxOWDA&sa=X&ved=0ahUKEwjIw9LH9sjVAhVBQiYKHba1DhMQwg4IIygA&biw=1366&bih=638

    Ao escolher o tamanho ideal, clique com o botão esquerdo do mouse para ampliar a foto e com o botão direito copie a imagem e salve-a em seus arquivos.

    Esperamos tê-lo ajudado.

  3. Adriano de São José 8 de agosto de 2017 at 21:43 - 

    Boa noite. Gostaria muito de fazer um banner com essa foto de vocês. A doto q me refiro é essa onde há a reunião de Jesus. Eu frequento uma casa espírita, e queremos fazer um banner para colocar na sala de reunião. Porém, a resolução está muito baixa, gostaria de saber como conseguir a imagem em uma resolução melhor para a confecção do banner. Gostaria de saber se vcs tem telefone de contato. Desde já, agradeço e aguardo resposta. Até, Adriano.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× 6 = 18

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância