Aos que Sofrem, Depressão

O que fazer, quando o último estágio da dor humana nos atinge?

0 3963

Segundo Augusto Cury, nunca devemos desprezar as pessoas deprimidas. Afinal, “a depressão é o último estágio da dor humana”. E ele nos alerta: “antidepressivos tratam a dor da depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão”.

Diversos outros pensadores também nos sinalizam os perigos ocultos por trás dessa doença sub-reptícia que muito provavelmente se constituirá no grande mal do século XXI.

Martha Medeiros acrescenta que a “depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem razão aparente. E as razões têm essa mania de serem discretas”.

Há também aqueles que são mais críticos com o comportamento humano relativo a este tema.

Geoffrey Norman, historiador Australiano, faz o seguinte alerta: “muito do que hoje é considerado depressão, não passa de um corpo precisando de trabalho”.

Já Kléber Novartes faz a seguinte provocação: “a pior depressão é aquela que criamos. É, por exemplo, reclamar da falta de um abraço depois de se trancar sozinho em casa”.

E Junia Bretas conclui: “depressão é excesso de passado em nossas mentes. Ansiedade é excesso de futuro. Por isso, o momento presente é a chave para a cura de todos os males mentais”.

Mas o que é a depressão? Consequência ou causa de algo que provoca um vazio na alma, um vazio existencial?

A observação de Lourival Jr. nos parece, sob a ótica espírita, uma boa base para a reflexão que propomos aqui. Ele diz: “no fundo, a depressão nada mais é do que um grito da alma, alertando que seu progresso natural está atrasado”.

Neste texto, não temos a intenção de explicar a depressão, nem tampouco supervalorizá-la ou subestimá-la. Todos nós, muito provavelmente, se não tivemos depressão ao menos convivemos com pessoas depressivas. E, portanto, podemos imaginar a dor na alma que quem sofre deste mal.

Devido à importância que damos ao tema, queremos então propor uma reflexão para aqueles que sofrem desta chaga, consciente ou inconscientemente, e propor uma maneira para prevenir-se dela. Uma reflexão simples e objetiva.

Considere o seguinte: só há duas formas de lidarmos com as circunstâncias da vida: como VÍTIMAS ou como PROTAGONISTAS.

Aí perguntamos: de qual forma você pretende lidar com suas dores da alma daqui em diante?

Se você enfrenta problemas como a depressão, essa é principal escolha que você pode fazer hoje para uma grande mudança em sua vida!

Se você se considera VÍTIMA das circunstâncias que te fizeram e te fazem sofrer, a solução para suas dores não dependerá de você. E isto não é uma boa notícia. Porque neste caso você não terá controle das soluções que poderão eliminar suas dores. Sendo assim, você precisará de ajuda não apenas para encontrar as soluções, mas principalmente para entender as razões que te levaram ao sofrimento, por que você não aprendeu nada ou muito pouco com ele. Se for esta sua escolha, pedimos amorosamente que você procure hoje mesmo o apoio de um profissional da área de PSICOLOGIA. Não hesite também em buscar apoio e orientação de seus familiares e recorra humildemente ao suporte fraterno de sua religião. Corra, você precisa muito de ajuda! E o tempo é fundamental. Quanto mais cedo você contar com apoio, mais rapidamente você encontrará caminhos para superar suas dores existenciais.

Por outro lado, se você tem o desejo ardente de ser PROTAGONISTA, as soluções dependerão muito mais do seu esforço e da sua mudança de mentalidade. E isto é uma excelente notícia.

Se esta é a sua escolha, recomendamos que avalie este conjunto de crenças que apresentamos, a seguir, e que foi, consciente ou inconscientemente, adotado por muitas pessoas que decidiram desempenhar o papel principal na história de suas vidas.

A adoção dessas crenças tem, essencialmente, dois objetivos preponderantes:
1. Ampliar sua autoconfiança;
2. Mantê-lo em permanente movimento voltado a ações realizadoras.

Eis algumas crenças valiosas de quem escolheu ser PROTAGONISTA e não VÍTIMA no enredo de suas vidas:

É preciso abandonar as emoções tóxicas
Não devo jamais nutrir sentimentos como hostilidade, ciúme, medo, culpa, raiva, mágoa… Me faz um mal que eu não consigo dimensionar quando eu me permito este tipo de sentimentos. Preciso entender que não adianta eu crer em Jesus, mas me irritar com facilidade com as pessoas e não saber perdoar o meu próximo: minha mãe, meu pai, meu irmão, meu primo, meu cônjuge, meu colega etc. Preciso ter consciência de que não adianta nada eu achar que sou capaz de enxergar a mazela dos outros e viver a julgá-los por seus erros. Não me traz nenhum benefício viver assim, criticando os outros. Tenho que aprender que “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”. Só quando amamos desinteressadamente, nosso corpo funciona melhor, temos uma sensação de bem-estar incrível, a alegria de viver nos invade e torna nossos dias felizes.

O corpo é o templo do espírito
A produtividade do meu espírito depende 100% da qualidade de vida do meu corpo. Ele é meu instrumento principal para realizar o máximo que eu puder nesta vida. Existem milhões de espíritos querendo uma oportunidade de reencarnar e eu consegui a minha. Agora, preciso fazer o máximo que eu puder. Quanto mais eu viver, mais terei aproveitado a oportunidade desta encarnação. Cuidar do meu corpo é a condição essencial para que eu tenha uma boa saúde para abrigar meu espírito, o que me permitirá realizar as obras que estão ao meu alcance e que fazem parte do meu compromisso moral que assumi quando reencarnei.

A acomodação é o câncer da alma
O mundo precisa muito de almas realizadoras. Há muito o que se melhorar no planeta e no universo. E as pessoas de boa moral devem estar envolvidas sempre em atividades em prol do progresso. Delas sempre sairão as melhores obras. Como eu pretendo ser uma delas, preciso estar disposto a fazer mais do que fiz até hoje. Preciso ir além. Não posso me impor limites. Sou capaz de ir além. Tenho que me permitir aprender e realizar coisas novas. O mundo precisa que eu esteja em constante atividade, pois ainda tenho muito a oferecer como operário da grande obra de Deus.

Preparar-se e colocar-se disponível para o trabalho é uma obrigação
Não devo achar normal viver da caridade dos que me amam. Preciso aceitar que só o trabalho é capaz de garantir o progresso permanente. O dinheiro é uma prova absolutamente necessária para testar os valores morais de um indivíduo. Saber usá-lo em prol do meu próprio progresso e do progresso dos que me cercam é virtude que precisa ser adquirida e desenvolvida. Além do dinheiro, o progresso no trabalho proporciona a prova do poder, essencial para que a divina obra seja repartida. Quem não passa por ela não consegue assumir novas responsabilidades na construção divina e fica limitado em sua possibilidade de colaboração com o Criador.

Eu posso e preciso ir além de onde estou hoje
Seja muito ou seja pouco, não importa o quanto eu avancei na vida até aqui. Não importa o quanto eu estudei e me preparei. Mas importa muito o que eu ainda estou disposto a fazer. Todo dia é dia de recomeçar. Independente de idade, todo dia é dia de superar limites, de criar, de produzir, de ser útil, de realizar. Nunca é tarde para começar uma boa obra. Preciso estudar, buscar ajuda e orientação, mas preciso ir além, acalentar novos sonhos, traçar objetivos, fazer planos. Ficar estagnado não me torna merecedor da confiança divina. Deus quer mais de mim. Afinal, ele me concedeu esta vida. Muitos espíritos queriam estar no meu lugar. Tenho que aproveitar esta grata oportunidade.

Sou corresponsável pelo progresso dos que me cercam
Além do meu progresso, tenho grande responsabilidade pelo progresso daqueles que me cercam. Na família, no trabalho, na sociedade, há diversas pessoas que precisam de mim. Não estou na vida delas à toa. O progresso material e espiritual delas pode ser fortemente influenciado pelas minhas ações em relação a elas. Não sei tudo e na verdade sei menos do que muita gente. Mas sei que mesmo assim tenho muito a oferecer a muita gente. E tem muita gente que precisa de mim. Não tinha ideia mas hoje tenho de como posso colaborar para o progresso de tanta gente.

O Senhor é meu Pastor e nada me faltará
Não adianta eu viver a me preocupar com o que possa me acontecer. Eu não tenho e nunca terei total controle sobre o que irá impactar a minha vida. Mas eu posso e quero ter controle sobre as atitudes que terei seja o que for que me aconteça nesta vida. E minhas atitudes serão sempre de renovação e luta, porque eu estou nesta vida para me superar e fazer o meu melhor. Devo agir com prudência, devo ser previdente, sabendo que a vida nos traz intempéries de tempos em tempos, mas não posso jamais perder a esperança e deixar-me dominar pelo medo. Afinal, sou um bom filho e Meu Pai, que está no céu, jamais me abandonará. Se eu que sou um ser ainda precário jamais abandonaria um filho, por que Meu Pai faria isso comigo? Sei que tenho que fazer a minha parte sempre, lutar incessantemente, sem descanso, e entregar minha obra a Ele, com a confiança absoluta de que Ele fará a Sua parte e estará sempre comigo.

Por muitas vidas sem depressão!

Fraternalmente,

Equipe Um Caminho

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

÷ 7 = 1

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância