Amor Próprio, Caridade

Terapia do amor

0 282

“O mandamento amar o próximo como a ti mesmo não é apenas uma obrigação moral. É uma obrigação fisiológica. Interessar-se pelos outros é biológico”.
Dr. James Lynch

Amar é a mais excelente terapia para erradicação de nossos males. Hoje já se comprova cientificamente que o amor é um potente indutor da função imunológica. Pesquisas demonstram que pessoas voltadas a trabalhos altruísticos vivem por mais tempo, graças aos anticorpos espirituais que o amor projeta em nosso cosmo orgânico.

O ato espontâneo de ajudar o próximo provoca uma explosão de endorfinas, a demonstrar que nós fomos criados por Deus para o amor. Quando amamos desinteressadamente, nosso corpo funciona melhor, temos uma sensação de bem-estar incrível, a alegria de viver nos invade e torna nossos dias felizes.

Mas, quando agimos com egoísmo, raiva e desprezo, contra o próximo, fugimos da nossa configuração divina, e assim nos sentimos isolados, carentes, não amados, e por tudo isso, enfermos. O isolamento e a solidão são responsáveis pelo solo onde muitas doenças começam a germinar.

Fomos concebidos por Deus para vivermos no amor, para vivermos uns ao lado dos outros em um regime de ajuda mútua. Todas as vezes que fugimos do amor e dos relacionamentos, a saúde foge também.

Dar e receber amor, cultivar boas amizades e desempenhar tarefas de apoio social na sua comunidade representam uma proteção para a nossa saúde, uma vez que são atividades que fortalecem as células imunológicas. Já a solidão e a sensação de abandono criam condições favoráveis para que vírus e bactérias nos agridam com maior facilidade.
A caridade é curadora porque nos tira do isolamento, mata a nossa solidão existencial. Dar um pedaço de pão, ou mesmo um simples aperto de mão, um olhar a quem está perdido na multidão, pode fazer milagres pela nossa saúde.

Por isso, se deseja a cura, comece agora mesmo com medidas muito simples:
– convide um amigo para jantar e conversar;
– reúna toda a família para aquele gostoso almoço de domingo;
– ligue para um amigo que anda distante;
– faça novos amigos;
– aliste-se em algum trabalho voluntário, sendo útil à comunidade onde Deus o colocou;
– pratique generosidade na família, no trânsito, na escola e no trabalho;
– tolere as imperfeições alheias.

Assim agindo, você sentirá o amor fazendo milagres por você.

Fonte: extraído do livro “O Médico Jesus”, de José Carlos De Lucca. Editora Intelítera.

Compartilhe
  • 22
    Shares

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

48 ÷ = 8

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

RECEBA NOVOS TEXTOS POR E-MAIL

Quinzenalmente, enviamos um e-mail com os novos textos do site. Participe!

Temas das Publicações

Ajude-nos a divulgar nosso trabalho