Doutrina Espírita, Princípios espíritas

Seis dicas para iniciantes na Doutrina Espírita

0 6295

O espiritismo é uma doutrina baseada no conjunto dos conhecimentos filosófico, científico e moral (religioso). Ela foi codificada em meados do século XIX pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec.

Os principais livros para a doutrina, conhecidos como Obras Básicas da codificação são: O Evangelho Segundo o Espiritismo; O Livro dos Espíritos; Céu e Inferno; A Gênese, O Livro dos Médiuns.

Muitas vezes as pessoas acabam conhecendo a doutrina e frequentando as casas espíritas em momentos difíceis em suas vidas. A dificuldade é uma das formas de chegar até Deus. Para os iniciantes segue abaixo seis dicas ou informações básicas para familiarizar com o espiritismo:

1. Doutrina Reencarnacionista
O espiritismo crê na reencarnação como forma de aprimoramento moral e intelectual. Por meio de experiências ao longo de muitas vidas é possível aprender, mesmo que gradativamente, valores importantes com a finalidade de depurar seu espírito com amor, tarefa muito difícil.

Os sofrimentos são Provas e Expiações que passamos para acelerar o progresso. A doutrina também nos apresenta os vários mundos dentro do infinito do universo. Se não evoluirmos na Terra, teremos esta oportunidade em outros planetas. Esse processo faz parte da misericórdia de Deus, que não interfere no livre-arbítrio.

O fator que explica a necessidade das encarnações como aprendizado é a Lei de Causa e Efeito. Todas as suas ações irão gerar reações, para você e para as pessoas próximas. Esta última justifica a necessidade da família como auxiliares da evolução coletiva, um ajuda o outro no caminho do progresso.

2. Espíritos existem
O espiritismo não só acredita, assim como sua codificação é baseada na comunicação com a espiritualidade superior. A reencarnação explica a existência do espírito e sua eternidade.

Quando desencarnamos nos encontramos na erraticidade, ou mundo espiritual, nele continuamos a agregar conhecimento em busca da elevação.

É através dos médiuns que é feita a comunicação com os espíritos. Um dos médiuns mais conhecidos é Chico Xavier. Por meio da psicografia, um tipo de mediunidade, ele escreveu mais de 400 livros ditados pelos espíritos.

3. Prática da Caridade
A máxima “Fora da caridade não há salvação” – Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XV – refere-se ao amor ao próximo que devemos sempre praticar através da caridade.

A ajuda material não é a única forma de caridade. A palavra, o gesto de carinho, a ajuda moral; elas também são formas de caridade. Suas práticas devem ser puras, ou seja, sem intenções de benefício próprio ou vaidade.

4. Comprometimento com os Estudos
Para alcançar a evolução, assim como um objetivo acadêmico, é necessário estudo, muito estudo.

Através dos livros e do conhecimento que exercitamos a moral e a intelectualidade.

Para os iniciantes na Doutrina dos Espíritos, é indicado fazer o Evangelho no Lar, ela é a leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo em sua casa, com a família. Peça orientações em uma casa espírita de confiança para iniciar esse processo.

5. Poder do Perdão
A prática do perdão, assim como a da caridade, deve receber sua atenção. As mágoas e raivas são sentimento ainda primitivos, ativados pelos instintos. É necessário amar, até mesmo seu inimigo.

As energias negativas atraem ainda mais conflitos. Perdoe, somos todos irmãos vivendo juntos na casa de Deus Pai.

Jesus nos deixou o ensinamento de perdoar setenta vezes sete. O perdão não deve ter um limite, assim como o amor.

6. Amor
Sim, o Amor. Agente fundamental na evolução desse mundo e dos espíritos que nele estão.

Devemos amar à Deus, ao nosso próximo e tudo em nossa vida. Ame as dificuldades e os problemas, ame os amigos e os inimigos. Ame o mundo.

O amor é a energia mais forte para transformar o interior de todos os espíritos. Então Ame.

Conheça também a Doutrina pelos meios de comunicação da FEAL – Fundação Espírita André Luiz. Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior.

Para saber mais sobre o assunto, assista:

SEM DÚVIDA – O QUE É ESPIRITISMO?

*Este texto é de responsabilidade de seu autor. Não representa necessariamente a opinião da TV Mundo Maior.

Escrito por: Ricardo Guelfi de Souza – Estudante de Jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi. Estagiário de Marketing na TV Mundo Maior.

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 + 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância