Resiliência e coragem sempre!
A Doutrina Espírita explica que a vida na Terra é uma escola de aprendizado e aprimoramento para o Espírito. Cada um de nós é um Espírito imortal, criado por Deus simples e ignorante, mas com o potencial de alcançar a perfeição. A diversidade que vemos no mundo não é fruto do acaso ou de uma criação desigual por parte de Deus, mas sim o reflexo do estágio evolutivo em que cada Espírito se encontra.
Deus é Justiça e Bondade Suprema: Se Deus é justo e bom, Ele não poderia criar almas com destinos predeterminados de felicidade ou sofrimento, nem com aptidões e inteligências tão desiguais. A reencarnação, como um processo de múltiplas existências, garante a todos a oportunidade de aprender, progredir e resgatar seus erros. As desigualdades que vemos não são injustiças divinas, mas reflexos do estágio evolutivo e das escolhas de cada Espírito ao longo de suas vidas.
Lei de Causa e Efeito (Karma): Cada ação (causa) gera uma consequência (efeito). As ações praticadas em vidas passadas, sejam boas ou más, moldam as condições da vida presente e futura.
Expiação: É o resgate de faltas passadas. O sofrimento, as dificuldades, as doenças ou as limitações podem ser expiações necessárias para que o Espírito compreenda o mal que causou e purifique-se.
Provas: São os desafios que o Espírito escolhe (ou aceita) para desenvolver virtudes, fortalecer sua vontade e acelerar seu progresso.
Assim, uma pessoa que hoje é “má” pode estar em um estágio de aprendizado onde ainda cede às suas imperfeições, mas terá futuras oportunidades para retificar-se. Uma pessoa “muito boa” já superou muitas provas e expiações, e suas virtudes são fruto de esforço e aprendizado em vidas anteriores.
Livre-Arbítrio: O Espírito é sempre livre para escolher. Mesmo diante das consequências de seu passado (expiações), ele tem a liberdade de reagir com resignação e aprendizado, ou com revolta e endurecimento, o que prolongará seu ciclo de sofrimento.
Progressão Contínua: A evolução é uma lei universal. Todos os Espíritos, criados simples e ignorantes, tendem à perfeição. A reencarnação é o mecanismo que permite essa ascensão gradual, sem retrocessos para formas inferiores (o Espírito humano não reencarna como animal).
Fonte: pesquisa da Equipe Um Caminho
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.
Temas das Publicações
Palestras Espíritas
COMENTÁRIOS
- Nunes em Resistir é preciso, mais do que nunca
- Sérgio Luiz de Oliveira em Quem Somos
- Divaldo em Israel e Palestina 2023 – Na Visão Espírita
- Andrea mara em A virtude é concessão de Deus, ou é aquisição da criatura?
- Nunes em A paciência é um medicamento poderoso que tem o poder de nos curar
- Neilson de Paula em Sintonia e afinidade
- Lucia Freire em O Paciente e o Passe
- Rosalie Negrini J. em Codificador do Espiritismo – Quem foi Allan Kardec?
- Luiz lima em Evidências bíblicas sobre a reencarnação
- Editor em Desdobramento, atividade do espírito durante o sono
- maria em Desdobramento, atividade do espírito durante o sono
- Otoniel Carlos de Melo em Novo livro de Divaldo Franco traz revelações sobre a pandemia
- Evangelização Florescer em Quem Somos
- Editor em O que fazer para deixar de pensar em alguém que já faleceu?
- Nilciane em O que fazer para deixar de pensar em alguém que já faleceu?
Leave a reply