Principios básicos da Doutrina Espírita

A doutrina Espírita é um conjunto de leis, reveladas pelos Espíritos Superiores, contidas nas obras de Allan Kardec. O Espiritismo veio recordar e complementar os ensinamentos de Jesus. Alguns dos princípios do Espiritismo são:

1. a existência de Deus;

2. a imortalidade da alma;

3. a reencarnação;

4. o esquecimento temporário das vidas passadas;

5. a comunicabilidade dos espíritos;

6. a fé raciocinada;

7. a lei da evolução;

8. a lei do amor;

9. a pluralidade dos mundos habitados.

Por que conhecer o Espiritismo?

O Espiritismo responde às questões fundamentais da vida: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Por que estamos aqui? É um conjunto de ensinamentos que oferece uma visão ampla e racional da existência humana e permite que iniciemos uma transformação íntima, aproximando-nos de nós mesmos e de Deus.

Por que frequentar uma Casa Espírita?

A Casa Espírita possui o ambiente propício à nossa evolução. Sob a orientação da Espiritualidade Superior, ela oferece atividades que auxiliam o indivíduo no seu processo de autodescobrimento, valorização e melhoria contínua.

Texto extraído do site http://www.cema.org.br

Saiba mais sobre as obras de Allan Kardec e baixe-as em seu computador gratuitamente. Clique aqui.

Veja outros posts em Um Caminho sobre os princípios espíritas. Clique aqui.

67 opiniões sobre “Principios básicos da Doutrina Espírita”

  1. Caro Rangel,

    O sintoma é típico de obsessão. Se a influência o levasse a atitudes positivas, amenas e generosas seria com certeza a eclosão de sua mediunidade com a presença de amigos espirituais.

    Neste caso, o tipo de influência apresentada mostra que você precisa de apoio espiritual em uma casa espírita séria de sua cidade para poder ajudá-lo a superar esse estado de coisas. Na casa espírita você receberá o tratamento espiritual necessário e os espíritos que o assediam também poderão ser doutrinados. Procure uma casa espírita filiada à Federação Espírita do Brasil em sua cidade e bairro. Aja logo. Não deixe esses sintomas se agravarem.

    Se precisar de auxílio para localizar uma casa com credibilidade, nos contate novamente.

    No seu caso, não adianta somente o estudo. É FUNDAMENTAL O APOIO DE UMA EQUIPE ESPECIALIZADA. NÃO TENHA MEDO. JESUS ESTÁ COM VOCÊ!

    A casa espírita, regida pelos ensinamentos de Allan Kardec e Jesus, é o local ideal para você receber o apoio necessário para superar este incômodo problema.

    Tenha fé!

    O Editor

  2. Boa tarde a todos, sou médium, tenho 48 anos , tenho poucas palavras a dizer mas quero deichar bem claro o espiritismo verdadeiro é aquele que segue a leis de deus com amor respeito ao proximo a natureza , o espiritismo verdadeiro é aquele que tem como a doutrina espiritual a libertação do espirito que necessita do reconheimento de sua ignorancia e reconhecer a luz de deus dando assim graças a deus e indo para o espaço do senhor deus onde sera acolhido e indo para a escola divina onde lá serás julgado e a reconhecer todo seus defeitos , no espiritismo verdadeiro , não se acende velas, não sacrifica animais , não se usa nenhum tipo de fumo , muitas pessoas confundi o verdadeiro espiritismo com outras religiões espiritas como candomblé, umbanda terreiro, – segue-se algumas palavras do evangelho mas dita verdadeiramente por jesus cristo , não se aceita dinheiro ou qualquer coisa de valor em troca das caridades , como infelizmente outras religiões o fazem , o verdadeiro espiritismo está dentro de nós em nossos ató e atitudes com amor respeito ao proximo e nunca já mais ludibriar aquele que tanto necessita de um passe espiritual em seu desespero, tirar – lhe seu pão de cada dia em que muitas veses o desespero faz conque essas pessoas sejão enganadas , no verdadeiro espiritismo onde o principal de tudo isso é a doutrina espiritual , possamos ajudar uns aos outros sem interece financeiro ou de bens de pessoas que muitas veses não tem para si mesma , isso se chama amor ao proximo e respeito a todos e a natureza , paz a todos …

  3. Oi Ricardo!

    Gostei muito do seu comentário acima e concordo com você em genero, grau e numero. Que Deus o Abençoe!

    Laudicéa Dantas

  4. Meu nome é Rangel…..Amigo, estou com um problema que não consigo resolver….é que não posso me aborrecer que vou logo ficando com os pés e mãos geladas, fico todo arrepiado e nestes momentos sinto presenças como que de outras “INTELIGENCIAS”, e que me influenciam no modo de proceder e falar, etc…. ‘NÃO OUÇO VOZES, MAIS TENHO UM TIPO DE INTUIÇÃO, É COMO SE FOSSEM ONDAS DE RÁDIO’ é verdade, sendo que perco o controle parcial de mim mesmo e acabo fazendo e dizendo coisas que não falaria em outras situações……Tipo como ameaçar, ofender, humilhar outras pessoas, principalmente familiares….O que tem me trazido problemas de convivência dentro do meu lar ! Ultimamente estou observando que a situação esta ficando incontrolável !

  5. eu tenho 29 anos de idade,estou vivendo um conflito interno muito grande,sou criada na igreja catolica,mais vejo e ouço muitas coisas …. devido a muitos acontecimentos da minha vida entrei em depressão e já pensei muitas vezes em suicidio,a questão é que acabei procurando psicologo pra me auxiliar na questão do suidio e na tristeza tão grande que sinto…. acabei sendo encaminhada para um psiquiatria,estou tomando um remedio pra tratar excrisofenia…… mais ñ acredito que meu problema seja este e sim espiritual…. os medicos acham que minhas visões e as coisas que ouço é um disturbio….. já os padre sujere 3 coisas carga trasida de ancestrais,psiquiatria ou então vão me encaminhar para o padre quevedo….. fico feliz de tanta gente tentar me ajudar ,mais sinto que ñ é este o caminho… sei que o espiritismo prega muito esta questão da sensibilidade de outros mundos outras realidades ,estou me sentido perdida estou buscando respostas,talves se eu ñ tivesse vivido tantas coisas tbm fosse alguém incredula nestas questões mais esperimentei e esperimento na propria pele só acimilei ainda o proposito de tudo isso ou que devo fazer.,sinto que devo fazer algo importante com isso mais ñ to sabendo o que já ouvi tantas opiniões mais sinto que ainda está tão longe,procuro ouvir a mim msm mais minha mente está um caos e meus sentimentos estão como tintas de varias cores misturada todas em um msm pote..ñ sei como funciona este meu comentario mais c alguém puder me orientar ,fico agrdecida desde já….. bjus…..tá ai meu e-mal

  6. No ano de 1985, aos 38 anos de vida, por curiosidade e por necessidade adentrei a uma casa espírita. Tenho 65 anos e a doutrina me transformou em algo melhor. Aprendi que quando nos preocuparmos em ser úteis e fazermos o bem, ter amor por nossos semelhantes e ajudarmos aos que necessitam, teremos alcançado em essencia, a religião que Jesus Cristo pregou há mais de 2 mil anos. Ser Espírita, Católico, Evangélico, etc, não é passaporte para estarmos ao lado do Mestre.

  7. Eu fui no Centro Espírita aqui perto de casa e gostei muito, me senti muito bem. É o centro espírita Nossa Casa, de Porto Alegre…muito bom mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>