Doutrina Espírita, Dúvidas dos leitores

A inteligência de vidas anteriores é aproveitada na vida atual?

1 100

Pergunta:

No item 225 Cap. XIX do Livro dos Médiuns consta:

“Com um médium, cuja inteligência atual ou anterior se ache desenvolvida, o nosso pensamento se comunica instantaneamente…………. Nesse caso encontramos no cérebro do médium os elementos próprios a dar ao nosso pensamento a vestidura da palavra que lhe corresponda……..”

Como pode a inteligência anterior (conhecimento de outras reencarnações) estar no cérebro físico?

 

Resposta:

A inteligência objetiva, fruto do aprendizado na encarnação vigente, está disponível para a atual encarnação. Ou seja, conhecer como realizar um cálculo complexo, uma linguagem de programação de computador etc. é algo que se aprende, mas não se leva para a próxima existência. Porém, todo o desenvolvimento intelectual exercido ao longo de todas as existências prepara a qualidade mental do espírito para fazer ligações de causa e efeito que, ao longo das existências, vai moldando não só o caráter do espírito como também sua capacidade analítica e seu poder de síntese, constituindo-se assim numa espécie de inteligência subjetiva. Ou seja, não falamos aqui de conhecimentos exatos e lembranças precisas, mas de uma capacidade desenvolvida que o espírito não perde mais, na medida em que consolida e aprimora continuamente sua estrutura de pensamento e forja sua velocidade de raciocínio, sua maior eficiência no inter-relacionamento de situações, no cruzamento de informações e na qualidade, na agilidade e precisão de suas decisões.

Compartilhe

About the author / 

Editor

1 Comment

  1. Tayh 1 de dezembro de 2013 at 16:30 - 

    Se puder me ajudar!

    O que essa pessoa quis dizer com isso.” Olá Tayh. Não tenho detalhes para lhe dizer como Proceder. Mas isto que lhe escrevi veio da parte de Deus (Profecia)…pois Deus é mesmo ontem , hoje e sempre será…e ELE usa quem ele quer …Prima, sugiro q procure seu padre ou pastor e converse com ele sobre isso.
    Me dói falar assim contigo; mas não posso enterrar um TALENTO, pois sei que serei cobrado também. Por favor, não tenha por inimigo.”

    Obrigada

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

8 + 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações