Conselhos do Mestre, Jesus

Coragem! Sou Eu, não tenham medo.

0 722

Na tempestade

Coragem! Sou Eu, não tenham medo. (Jesus)

Jesus pronunciou esta frase no momento em que seus discípulos enfrentavam uma grande tempestade no lago da Galileia. Os ventos sopravam fortemente e ondas violentas castigavam o barco. Jesus não estava com eles, mas chegou bem no momento em que a embarcação corria o risco de virar e jogar seus amigos nas águas do lago revolto. Era possível imaginar que poucos sobreviveriam.

Mas Jesus surgiu no momento mais crítico. Na hora de o barco virar. Era madrugada, e o Mestre apareceu caminhando sobre as ondas. Os discípulos, porém, não o reconheceram de pronto. Nós também não reconhecemos a presença amiga de Jesus nos momentos mais graves de nossa vida.

Julgamos que estamos sozinhos nas tempestades, e que o barco da nossa vida pode virar a qualquer hora. Mas é no auge da crise que Jesus aparece, assim como apareceu aos discípulos temerosos, na iminência do naufrágio. E a eles ministrou a lição da coragem!

O barco da nossa vida não vai virar se tivermos coragem para enfrentar os desafios do caminho. Problemas, desafios, obstáculos sempre surgirão na estrada da nossa vida. Jesus não impediu que a tempestade apanhasse os discípulos em plena travessia do lago da Galileia. Não fez isso, porque queria transmitir aos discípulos a lição da coragem, da autoconfiança e da fé. O Mestre sabia que seus discípulos eram medrosos e inseguros e, por isso, deixou que eles enfrentassem uma situação de perigo para que, através dela, aprendessem a exercitar a coragem.

Assim também ocorre conosco. Deus nos permite passar por dificuldades, para que possamos desenvolver os dons que Ele colocou em cada um de nós no instante da nossa criação. Cada problema é um exercício de aprimoramento de nosso espírito, a fim de que nos tornemos mais fortes e mais conscientes dos nossos próprios potenciais.

Quem cultiva o medo o faz por acreditar que o pior vai acontecer. Jesus nos ensina, porém, a combater o medo pela fé de que o melhor vai acontecer. E a fé nos dá a coragem necessária para lutar contra os maiores temporais da nossa vida, pois guardamos a certeza de que a vitória é o prêmio dos corajosos, e não dos temerosos.

Quando estiver chovendo muito forte na sua vida, quando os problemas desabarem sobre você, não ponha o foco no volume de água que está caindo. Encha-se de fé e coragem e continue remando com sua mente, firme na crença de que a tempestade vai passar e, depois dela, o arco-íris da felicidade brilhará em seu caminho.

E, quando sentir seus braços se enfraquecerem, quando o medo se insinuar em sua mente, lembre-se de que Jesus está presente, dizendo a você:

“Ei, meu amigo, coragem, eu estou aqui para entrar no barco da sua vida e remar junto com você!”

Fonte: extraído do livro “Socorro e Solução”, de José Carlos De Lucca. Editora Intelítera.

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

÷ 3 = 3

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância