Amor Incondicional, Deus

Dúvidas dos Leitores – Como amar a DEUS sobre todas as coisas?

0 227

Pergunta:

Quero entender como amar a DEUS sobre todas as coisas? Vivo em batalha espiritual, para aprender desse grande AMOR. Experimentar a maior doçura.

Resposta:

Tradicionalmente identificamos o conceito amar a Deus com o conceito amar ao próximo, e afirmamos comumente que amamos a Deus quando amamos o nosso próximo. Esse tipo de conclusão não é tão simples como parece.

No livro O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, Sede perfeitos, Instruções dos Espíritos, na mensagem assinada por Lázaro, intitulada O Dever:

“O homem que cumpre o seu dever ama a Deus mais do que às criaturas e ama as criaturas mais do que a si mesmo”.

Lázaro estabelece no texto, de forma inequívoca, que o amor a Deus (primeiro mandamento na proposta de Jesus) se estabelece no cumprimento do dever.

Entendendo-se o dever como a “obrigação de fazer ou deixar de fazer alguma coisa”, ou seja, “o conjunto das obrigações”, o amor a Deus deveria estar condicionado ao respeito e devoção a algumas obrigações pessoais.

Segundo estabelece Emmanuel, no livro Pensamento e vida, “o dever define a submissão que nos cabe a certos princípios estabelecidos como leis pela Sabedoria Divina, para o desenvolvimento de nossas faculdades”. Acrescenta o benfeitor que “dessa forma, pode-se simbolizar o dever como sendo a faixa de ação no bem que o Supremo Senhor nos traça à responsabilidade, para a sustentação da ordem e da evolução em Sua Obra Divina, no encalço de nosso próprio aperfeiçoamento”.

Podemos sugerir como proposta de reflexão que o amor a Deus se identifica com o culto ao dever, o compromisso com a retidão de caráter, a atitude responsável e a priorização dos princípios éticos.

Tais condutas, aplicáveis em nossa vida no atual estágio evolutivo, não dependem da compreensão da natureza de Deus, por ora, para nós, inalcançável.

Fraternalmente,

Equipe Um Caminho

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

89 ÷ 89 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância