Buda, Histórias

Aprendendo a cuidar uns dos outros

0 195

Certo dia, o Buda e Ananda estavam visitando os alojamentos dos monges quando encontraram um deles doente, com disenteria. Ele estava caído no chão, incapaz de se levantar, coberto de urina e excrementos. Preocupado por ver um de seus discípulos em condições tão miseráveis, o Buda se aproximou e perguntou ao monge o que havia de errado.

– Estou com disenteria, meu Senhor.

– E ninguém está cuidando de você?

– Não, meu Senhor.

– Mas por que os outros monges não estão cuidando de você?

– Porque não sou útil para eles, meu Senhor. Por isso não se importam comigo.

O Buda se virou para Ananda e pediu que fosse pegar água morna para que pudessem limpar o monge. Quando Ananda retornou, limparam o monge, depois o levantaram e o colocaram de volta em sua cama. Tendo se assegurado de que o monge estava confortável e de que tinha tudo de que precisava, eles o deixaram. O Buda, então, reuniu todos os monges que viviam nas redondezas e perguntou:

– Vocês sabem que há um monge doente naquela cabana ali em frente?

– Sim, Senhor.

– O que há de errado com ele?

– Está com disenteria, Senhor.

– Alguém está cuidando dele?

– Não, Senhor.

– E por que os outros monges não estão cuidando dele?

– Porque ele não nos é útil, Senhor.

– Monges, vocês deixaram tudo para trás a fim de seguir o caminho espiritual. Vocês não têm mais parentes ou familiares para cuidar de vocês. Se não cuidarem uns dos outros, quem cuidará? Assim como vocês cuidariam de mim, seu mestre, devem cuidar de um de seus irmãos quando ele estiver doente. Se um monge adoentado tiver um preceptor, então esse preceptor deve cuidar dele até que fique bem de novo. Se ele tiver um professor, esse professor deverá cuidar dele. Pode ser alguém com quem ele esteja morando, um de seus pupilos, ou alguém que possui o mesmo preceptor ou professor. Se não houver ninguém que obviamente deva cuidar de um monge, então a responsabilidade recairá sobre toda a comunidade. Vocês devem tomar isso como uma regra séria em seu treinamento, que não pode ser ignorada ou quebrada. Vocês devem cuidar uns dos outros!

Extraído do livro “Histórias e Ensinamentos da Vida do Buda”, de Saddhaloka. Editora Sextante.

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

× 9 = 90

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância