Doutrina Espírita, Dúvidas dos leitores

Dúvidas dos leitores – Posso desenvolver a minha mediunidade e depois parar?

3 677

Dúvida:

Gostaria de saber se eu passar a freqüentar a doutrina espírita e passar a ir às aulas para desenvolver a minha mediunidade, se lá na frente eu não quiser mais posso sair?

Resposta:

Cara irmã,

Sim, você é livre para estudar e participar das palestras sobre Doutrina Espírita nos Centros e pode entrar e sair a hora que quiser. Mas recomendamos que antes de partir para o desenvolvimento de sua mediunidade você participe dos cursos gratuitos oferecidos pelas Casas Espíritas que a ajudarão a entender o por quê das coisas. Você precisa entender que a mediunidade é um dom divino que todos temos, mas que uns o tem em nível mais elevado.

A mediunidade é um meio que o ser humano possui para praticar a caridade, fazer o bem, através da comunicação dos bons espíritos. Ao mesmo tempo que é um dom, é uma prova para quem a tem, pois exige disciplina, estudo da doutrina e aprimoramento moral. Apenas médiuns esclarecidos, com bons hábitos e boas condutas atrairão para si os bons espíritos que, através da sua comunicação, poderão ajudar a pessoas necessitadas.

Diferentemente de outras religiões espiritualistas, a Doutrina Espírita, cujas regras de conduta das Casas Espíritas são regidas pela FEB – Federação Espírita do Brasil, prevê a prática da mediunidade apenas nos Centros e não em casa ou outros lugares não apropriados.

A mediunidade é uma ferramenta de caridade maravilhosa, mas precisa ser adotada no local certo e por pessoas preparadas e moralmente desenvolvidas. Esta é a proposta da Doutrina Espírita.

A questão de entrar e sair a qualquer momento não é o problema. O problema é que quando se é médium, não trabalhamos sozinhos. Contamos com a boa vontade e disponibilidade dos bons espíritos. E estes têm uma programação intensa no plano espiritual. Logo, não podem ficar a mercê da nossa indisciplina. Eles precisam que nós tenhamos dia, hora e local certos para que se encontrem conosco para que, juntos, possamos fazer todo o bem possível.

Aqueles que têm o dom da mediunidade e sofrem é porque não se prepararam para servir, não estudaram e não se desenvolveram moralmente. Assim, não têm o devido controle do processo de comunicação com os espíritos. E, portanto, ficam vulneráveis à aproximação dos espíritos menos evoluídos, alguns, até mesmo, espíritos perturbadores que desequilibram o campo vibratório dos médiuns e os levam a receber comunicações falsas e muitas vezes desalinhadas com os princípios que a moral Cristã prega.

Assim, é importante a consciência do médium de que ele:

1. Possui um dom divino especial.

2. Para utilizar bem esse dom, é fundamental estudar e desenvolver seu senso moral.

3. Para estudar, deve fazê-lo numa casa espírita séria.

4. Saiba que a prática da caridade através da mediunidade é uma ação em que o médium não está só. O seu anjo guardião e os bons espíritos contam com sua disciplina e comprometimento para transmitir-lhes suas comunicações.

5. Compreenda que o fato de começar e parar representará quebra de compromisso. Portanto, é importante antes de assumir tal compromisso, questionar-se: estou preparado para servir? dedicar algumas horas da semana para ser um instrumento da comunicação do mundo espiritual para servir aos que precisam de auxílio?

Portanto, irmã, faça suas reflexões e veja se está preparada para iniciar o desenvolvimento de sua mediunidade. Mas lembre-se: se este foi um compromisso que você assumiu antes de reencarnar-se, mais cedo ou mais tarde terá que cumprir com ele. Ouça a sua voz interior e a resposta lhe chegará naturalmente. Se perceber que o momento chegou, não hesite: estude, se prepare e dedique-se. Afinal nunca podemos nos esquecer de mais este conselho amoroso que o Mestre Jesus nos deu: “Primeiro o Reino de Deus e Sua justiça; tudo mais vos será dado por acréscimo“.

Conte conosco para ajudá-la em novas reflexões.

Fraternalmente,

Equipe Um Caminho

About the author / 

Editor

3 Comments

  1. katia 27 de novembro de 2012 at 9:51 - 

    Bom dia , moro em Praia Grande litoral de São Paulo,no Jardim Melvi, gostaria de saber se existe algum lugar perto do meu bairro que ensine a desenvolver a mediunidade de forma segura e genuína, desde já agradeço a atenção, que Deus lhe ilumine sempre. Obrigada

  2. Carlos Augusto Carletto Conte 28 de fevereiro de 2012 at 21:01 - 

    Boa noite, sempre gostei de ler livros sobre espiritismo, tenho vários da Zíbia. Gostaria muito de poder estudar e participar das palestras sobre Doutrina Espírita nos Centros. Teria como me indicar algum lugar aqui em Curitiba ? Moro no Sítio Cercado. Agradeço desde já.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

21 + = 25

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância