Caridade, Prática

QUANTOS CORAÇÕES AFLITOS VOCÊ ACALMOU HOJE?

0 243

Como dizia o poeta, “vivemos num mundo doente”!

A cada dia, mais pessoas sofrem com depressão, ansiedade, frustrações. Irmãos nossos pensando em tirar suas próprias vidas, não vendo mais sentido em viver.

Pais e mães de família com responsabilidades que não estão dando conta. Jovens sem perspectiva de ver um futuro digno em suas existências.

O egoísmo ainda predominante na sociedade causa uma desarrumação sem tamanho nas expectativas e possibilidades na vida de muita gente.

Uma análise política, sociológica, econômica ou ideológica poderia levar para alguns diagnósticos, com a identificação de possíveis causas e recomendações de caminhos de solução.

No entanto, dificilmente se chagará a consensos no curto prazo, pois, embora seja uma só, a realidade é percebida de acordo com a condição cognitiva de cada indivíduo e de acordo com suas conveniências e emoções. E, além disso, dos meios de informação e desinformação que cada um preferir.

Dessas percepções diferentes tem emergido, cada dia mais, uma desintegração social que parece sem fim, onde cada pessoa enxerga a realidade com a lente de suas tristezas e alegrias.

Mas é nesse mundo caótico que vivemos e onde somos convocados, diariamente, para darmos testemunho da obra e dos ensinamentos do Cristo.

No final de cada dia, onde gastamos boa parte de nossas energias para sobreviver e cuidar da sobrevivência daqueles que de nós dependem, o que importa é o quanto nossas palavras e nossas ações ajudaram a atenuar o sofrimento e a aflição daqueles irmãos que estão em nosso caminho.

Não estamos aqui para consertar o caos. É o caos que está aqui para ajudar a nos consertarmos. Essa é a lógica da vida em Cristo.

Quanto maior as diferenças, maior a necessidade de tolerância.

Quanto maior a dor de nossos irmãos, maior a exigência de nossa capacidade de doação.

Quanto menor pareça a esperança, maior seja então a nossa fé.

Provavelmente, não vivemos no mundo que gostaríamos, mas todos aqui encarnados vivemos no mundo que precisamos.

A melhora que desejamos no mundo só acontecerá quando esta melhora acontecer dentro de cada um de nós.

E dentro de ti só acontecerá quando, ao final de cada dia, te perguntares: “quantos corações aflitos eu acalmei hoje?” e essa resposta te deixar feliz.

Deus esteja contigo!

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

+ 87 = 95

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância