Maomé certamente foi um dos homens mais influentes de todos os tempos. Um grande líder que conseguiu trazer unidade e comunhão a um povo hostil e sem esperança.
Os islâmicos não consideram Maomé um Deus, ou filho Dele, mas um grande herói enviado e profeta que é o mais brilhante tradutor da palavra de Alá (Deus).

A cidade de Meca é até hoje o centro de peregrinação que reúne os islâmicos, e foi lá que o Grande Profeta Maomé nasceu em 570 d.C. Lá se encontra a Caaba, um templo de pedra negra construído por Abraão na antiguidade, que muitas pessoas acreditam ser um meteorito. Na época do nascimento de Maomé, Meca era desorganizada e abandonada, inclusive pelos líderes espirituais. Povoada por tribos com ideologias divergentes, a cidade era carente de organização política e social, tanto que as tribos viviam em conflito, não se considerando parte do mesmo povo.
A infância de Maomé foi marcada pelo sofrimento. Perdeu seus pais e depois seu avô ainda muito menino, e então, foi morar com seus tios que lhe ensinaram a profissão de pastor. Cuidando dos rebanhos da família, Maomé desenvolveu uma personalidade compassiva. Era amoroso, calmo, gentil e atento ao sofrimento alheio, compreendendo as dores da alma das outras pessoas. Mais tarde, o jovem tornou-se comerciante e conheceu uma viúva, cerca de quinze anos mais velha do que ele com quem mais tarde viria a se casar.
A sociedade da época vivia dentro de propósitos e ideais divergentes ao modo de vida de Maomé, o que fazia com que o Mestre frequentemente se retirasse ao Monte Hira para a meditação. Numa dessas ocasiões, quando Maomé já estava com cerca de 40 anos, o Arcanjo Gabriel apareceu entregando-lhe um pergaminho. Mesmo sem saber ler, o Profeta conseguiu compreender a mensagem e com a ajuda de sua esposa, iniciou a pregação da palavra de Alá.
Enfrentou grandes dificuldades para implantar a palavra de Alá.

Um dos maiores desafios foi diante dos poderosos da região, que ganhavam muito dinheiro com as peregrinações a Meca, pois a cidade tinha cerca de trezentos santuários. Instituindo uma cultura monoteísta (crença em único só Deus) Maomé afetaria toda a economia local, acabando com a exploração econômica através da fé.
Os princípios do novo Profeta trariam um novo comportamento às pessoas, que teriam de abandonar seus vícios e crenças antigas, atrapalhando o conforto ilusório e a preguiça de quem não está disposto a evoluir espiritualmente.
Maomé insistia na idéia de que todas as pessoas eram iguais perante Alá, isso trazia democracia e liberdade, o que era péssimo para os interesses pessoais dos poderosos.

Com a credibilidade e idoneidade de Maomé, suas palavras foram se espalhando e fortificando, agregando cada vez mais seguidores. Isso acabou por irritar aqueles que detinham o poder, que acabaram por planejar uma maneira de assassinar o Profeta.
Nessa época, Maomé recebeu a visita de nobres da cidade de Yathrib, que ficava bem distante de Meca. Os nobres o convidaram para ir até lá instituir a palavra de Alá, pois seus ensinamentos já haviam chegado a terras distantes e encontrado uma boa resposta do povo. Essa cidade enfrentava crises de todos os aspectos.
Maomé aceitou o desafio e partiu para Yathrib, pois o povo de lá aceitou cumprir os preceitos do Islã. Muitas famílias de Meca partiram juntamente com Maomé, o que definiu o ponto crucial de desenvolvimento da religião islâmica: a Hégira.
A partir de 622 d.C., os islâmicos iniciaram seu calendário.
O profeta conseguiu realizar grandes feitos, unindo as tribos divergentes e implantando valores de justiça social e fraternidade entre todos. A cidade de Yahtrib começou a ser chamada de Medina, sendo a primeira a se tornar inteiramente islâmica.

Quando Maomé faleceu, em 632 d.C., a maior parte da Arábia já havia se tornada islâmica. Foi só após sua morte que o Alcorão começou a ser redigido, até então guardado na memória dos seguidores.

Extraído do livro “Grandes Mestres da Humanidade”, de Patrícia Cândido. Editora Luz da Serra.

By Editor

One thought on “Quem foi Maomé?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 2 = 5

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.