Reforma Íntima, Renovando atitudes

Existem espíritas praticantes e não-praticantes?

1 2075

Ouve-se, com certa freqüência nos ambientes doutrinários, algumas frases que expressam dúbias interpretações sobre o que seja “ser espírita”. Companheiros que ainda não se sentem devidamente ajustados aos parâmetros propostos pelos roteiros da codificação dizem: “ainda não sou espírita, estou tentando!”, outros, desejosos em amealhar algum crédito de aceitação nos grupos, dizem: “Quem sou eu para ser espírita?”, “Quem sabe um dia serei!”.

Ser espírita é ser melhor hoje do que ontem, e buscar amanhã ser melhor do que hoje; é errar menos e acertar mais; é esforçar pelo domínio das más inclinações e transformar-se moralmente, conforme destaca Kardec. Nessa ótica, temos que admitir uma classificação muitíssimo maleável para considerar quem é e quem não é espírita.

 

Façamos algumas reflexões:

 

Em primeira etapa, a criatura chega à casa espírita. Em uma segunda etapa, o conhecimento doutrinário penetra os meandros da inteligência, e na terceira fase, a mais significativa, o Espiritismo brota dentro dela para espraiar-se no meio onde atua, gerando crescimento e progresso.Fases para as quais jamais poderemos definir critérios de tempo e expectativa para alguém, a não ser para nós próprios.Fases que geram responsabilidade a cada instante de contato com as Verdades imortais, mas que são determinadas, única e exclusivamente, pela consciência individual, não sendo prudente estabelecer o que se espera desse ou daquele coração, porque cada qual enfrentará lutas muito diversificadas nos campos da vida interior.

O espírita não é reconhecido somente nos instantes em que encanta a multidão com sua fala ou quando arrecada gêneros na campanha do quilo, ou ainda por sua lavra inspirada na divulgação, ou mesmo pela tarefa de direção. Essas são ações espíritas salutares e preparatórias para o desenvolvimento de valores na alma, mas o serviço transformador do campo íntimo, que qualifica o perfil moral do autêntico espírita, é medido pelo modo de reagir às circunstâncias da existência, pelo qual testemunha a intensidade dos esforços renovadores de progresso e crescimento a que se tem ajustado. Pelas reações mensuramos se estamos ou não assimilando no mundo íntimo as lições preciosas da espiritualização. A ação avalia nossas disposições periféricas de melhoria, todavia somente as reações são o resultado das mudanças profundas que, somente em situações adversas ou na convivência com os contrários, temos como aquilatar em que níveis se encontram.

Melhor seria que não aderíssemos à idéia incoerente do “espírita não-praticante” para não estimular as fantasias de menor esforço que ainda são fortes tendências de nossas vivências espirituais.

Deixemos de lado essa necessidade insensata de definirmos conceitos estreitos e “padrões engessados” que não auxiliam a sermos melhores que somos. Aceitemos nossas imperfeições e devotemo-nos com sinceridade e equilíbrio ao processo renovador. Estejamos convictos de um ponto em matéria de melhoria espiritual: só faremos e seremos aquilo que conseguimos, nem mais nem menos. O importante é que sejamos o que somos, sem essa necessidade injustificável de ficar criando rótulos para nossos estilos ou formas de ser.

Certamente em razão disso o baluarte dos Gentios asseverou em sua carta aos Corintios, capítulo 15 versículos 9 e 10: “Não sou digno de ser chamado de apóstolo, mas, pela graça de Deus, já sou o que sou.”

 

Fonte: extraído do livro “Reforma Íntima Sem Martírio”, de Wanderley S.de Oliveira, pelo espírito Ermance Dufaux. Editora INEDE.

 

About the author / 

Editor

1 Comment

  1. zuleide lopes fernandes 29 de agosto de 2011 at 13:39 - 

    Irmãos(ãs), zuleide Já não me contento só em agradecer a existências desses que nem conheço pessoalmente mas, que somam todos os dias para o meu progresso de conhecimento e reflexão do que recebo. Muito obrigada, e abençoada semana.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

18 ÷ = 2

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância