Auto-conhecimento, Psicologia espírita

A busca do nosso autoconhecimento

0 1247

O autoconhecimento é importante em nossas vidas para nos entendermos melhor.

Muitas vezes, ignoramos o real significado de algumas sensações que vivenciamos no nosso cotidiano, por não nos conhecermos profundamente.

Pensamos estar doentes.

Buscamos o parecer médico e o resultado nos frustra, porque nada é constatado, em nível físico.

Quantas vezes nos sentimos debilitados, como que enfraquecidos, com sensações desagradáveis a nos invadir?

Ou irritados, sem saber a causa?

Quantos são os dias em que acordamos sem vontade de nada, até mesmo, de sair da cama?

E quando nos perguntam o que está acontecendo conosco, nossa resposta é: Nada.

Mas continuamos sem vontade de coisa alguma.

Importante seria que tivéssemos em mente que, além da realidade física e social, temos, atuante em nós, a realidade espiritual.

Muitos não sabem ainda, mas à noite, quando dormimos, nos libertamos parcialmente do corpo e, dessa forma, participamos da vida espiritual.

Esses momentos são importantes para nossa realidade espiritual, pois permitem que mantenhamos contato com amigos, amores e mesmo inimigos e desamores do passado de nossas vidas.

Ao acordarmos, no corpo físico, trazemos gravadas no subconsciente as lembranças, acompanhadas de seus efeitos, que se refletem em nosso corpo.

Pode acontecer que algumas dessas sensações interfiram em nosso estado de ânimo, parecendo-nos estar doentes, desanimados.

Conscientemente, não sabemos explicar o porquê desse mal estar.

Assim também, os momentos de alegria e disposição especiais, ao acordarmos, dão-nos a certeza de que vivemos bons momentos durante o sono do corpo.

O sono físico é a porta pela qual Deus nos permite também, manter contato com nosso anjo da guarda, que nos aconselha e nos orienta.

Grandes sábios da Humanidade tiveram o seu momento de glória nas suas invenções, depois de terem um sono ou mesmo um cochilo, em que visitaram certos locais espirituais ou receberam determinadas informações da Espiritualidade.

Ou, ainda, sintonizaram com outras mentes criativas que os inspiraram a encontrar a solução para o que planejavam criar, inventar.

Por isso tão importante é o uso de uma boa leitura e a oração sincera, antes de nos entregarmos ao sono, todas as noites.

Essa atitude nos garantirá a presença de amigos espirituais, cujo contato nos haverá de beneficiar.

Nosso corpo funciona retratando o estado de ânimo do Espírito que o habita.

As sensações, que nos parecem estranhas ou sem causa, podem estar ocorrendo em nível espiritual, refletindo-se no corpo físico.

Na busca do autoconhecimento, bom que identifiquemos quem somos, espiritualmente falando e como vivenciamos essa realidade.

Ou seja, qual a qualidade dos nossos pensamentos e sentimentos, quais as emoções que predominam em nós, quais desejos alimentamos, pois essas são manifestações da alma que nos identificam com almas afins e nos permitem sensações agradáveis ou não.

Com tal estudo, decifraremos muitas questões que nos parecem inexplicáveis e poderemos corrigir imperfeições que nos criam sintonias indesejáveis.

Que possamos aproveitar as oportunidades da vida para nos autoconhecermos!

Fonte: Texto de Roger Andrade.

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

57 − 50 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância