Ciência e Religião, Doenças

Imunidade à luz da ciência e do espiritismo

0 242

Nesta entrevista com o Dr. Ricardo de Souza Cavalcante – Médico Infectologista Espírita – vamos compreender alguns pontos que precisamos cuidar melhor para evitar que sejamos nós mesmos os causadores de nossa baixa imunidade, abrindo espaço para problemas em nossa saúde.

Pergunta:

No seu campo de estudo (infectologia), você tem conhecimento de pesquisas ou casos vivenciados que indiquem quais emoções, sentimentos ou crenças contribuem para a não infecção de indivíduos?

Resposta:

A ciência tem investigado esta questão há décadas. Um estudo muito interessante, realizado na década de 1980, avaliou 132 estudantes da Universidade de Harvard (EUA). Foram dosados os níveis de anticorpos, moléculas responsáveis pelo combate aos microorganismos, na saliva destes indivíduos após assistirem a dois tipos de vídeos: um que retrava os horrores da Segunda Guerra Mundial e outro sobre o trabalho benemérito de Madre Tereza de Calcutá. Após o primeiro vídeo, observou-se redução importante dos níveis de anticorpos enquanto que, após o segundo, estes níveis se elevaram. Diversos estudos têm demonstrado que o estresse emocional aumenta a chance das pessoas desenvolverem infecções de vias aéreas superiores, tal como a gripe e o resfriado comum, assim como a reativação das chamadas infecções latentes, como o Herpes simplex. O mecanismo fisiológico envolvido nesta questão também foi identificado. O estresse emocional promove a ativação constante do eixo hipotálamohipófise-adrenal, um sistema que integra o cérebro com a produção de hormônios em nosso organismo. Este eixo produz hormônios, tal como o cortisol, que atuam sobre o sistema imunológico, reduzindo as defesas do organismo e, consequentemente, facilitando a invasão dos seres microscópios. Todos estes conhecimentos corroboram a ideia de que os sentimentos e, ou, emoções impactam de modo significativo no desenvolvimento de infecções

Pergunta:

Qual emoção, sentimento ou crença contribui mais para a baixa imunológica?

Resposta:

Assim como na ciência, na literatura espírita também encontramos muitas informações acerca desta questão. André Luiz, na obra “Evolução em Dois Mundos” (psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira), afirma que os sentimentos negativos causam uma ruptura na harmonia celular, enfraquecendo nossas defesas e permitindo a invasão dos microorganismos. No mesmo sentido, Manoel Philomeno de Miranda, na obra Painéis da Obsessão (psicografia de Divaldo Pereira Franco) afirma que mau humor, pessimismo, revolta, ódio, ciúme, lubricidade e viciações de qualquer natureza causam degeneração celular, reduzindo sua capacidade funcional. Nesta obra, o autor espiritual apresenta o cenário de um sanatório de tuberculosos e esclarece como a vida mental e os comportamentos por nós assumidos são significativamente associados com o desenvolvimento de doenças infecciosas.

Pergunta:

Quais recursos o espiritismo oferece que você conhece eficácia comprovada no tratamento ou prevenção de doenças?

Resposta:

Diante do exposto acima, certamente o melhor recurso oferecido pela doutrina espírita é a compreensão acerca da importância da educação da alma. Afinal, este é o papel do espiritismo. Educar os sentimentos é medida essencial para todos nós e objetivo da vida. E certamente é a melhor prevenção diante de qualquer enfermidade, incluindo as infecções. Outros recursos têm sido estudados, como a aplicação do passe magnético. Aqui em Botucatu, estudamos o passe como terapia no control e da ansiedade, com resultados muito consistentes quanto ao seu benefício. Este estudo encontra-se publicado em periódico científico. Um grupo de pesquisadores da Associação Médico-espírita do Brasil, coordenados pelo Dr Giancarlo Luchettii, atualmente professor da Universidade Federal de Juíz de Fora – MG, publicou no ano de 2011 uma revisão das pesquisas até então realizadas, identificando os benefícios promovidos pela prece, passe, fluidoterapia, desobsessão, prática da caridade e educação espiritual.

Fonte: texto extraído do site https://ceac.org.br/imunidade-a-luz-da-ciencia-e-do-espiritismo/

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

1 × = 7

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância