Aos que Sofrem, Frustrações

Por que a frustração decorre da fraqueza do espírito?

0 92

Perdoem-me, se insisto: angustiar-se pelo bem que não se consegue concretizar é uma prova para o espírito, uma prova diferente que o faz sofrer quanto mais consciente ele se revela.

O homem tem criado um mundo de empecilhos ao seu progresso espiritual; são as necessidades supérfluas de que nos fala O Evangelho Segundo o Espiritismo [de Allan Kardec]…

Já de manhã, se coloca de pé, com inúmeros problemas imediatos a serem resolvidos – problemas que, na maioria das vezes, não concorrem para o desenvolvimento de suas qualidades intrínsecas.

Para ele, a solução seria valer-se das ocupações materiais, que o absorvem quase integralmente, para expandir-se intelectual e moralmente.

Como, por exemplo, aproveitaria o tempo na fila do caixa de um banco, num engarrafamento de trânsito ou providenciando conserto para as coisas que se danificam dentro de casa?

O dia costuma ser curto para as exigências e requisições da existência humana na Terra.

Poucos são os que, com disciplina, conseguem estabelecer horário para a leitura de um bom livro, pois, quando não se veem enredados nas tramas da luta pela sobrevivência, estacionam horas e horas diante de um aparelho de televisão, condicionando o pensamento e a emoção pela pauta dos programas que pouco ou nada lhes acrescentam.

A matéria em função do espírito e não o espírito em função da matéria – eis o sentido que devemos fazer que prevaleça em nossa movimentação cotidiana.

Entre a alimentação, os cuidados físicos, por vezes, indispensáveis no combate ao excesso de peso, a higiene e os momentos de refazimento através do sono, quanto tempo quase que consagrado, com exclusividade, ao corpo!

Relega-se o espírito a plano secundário, não lhe priorizando as necessidades, e, em consequência, deste Outro Lado da Vida, ele se sente frustrado diante da Verdade, que voluntariamente ignorou.

Espírito Spartaco Ghilardi, por Carlos Baccelli, da Obra “Ao Tarefeiro Espírita”

About the author / 

Editor

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

72 ÷ 18 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Temas das Publicações

O que é o Espiritismo e a Doutrina Espírita?
Vida com Abundância